TOUMANI DIABATÉ, virtuoso tocador de kora de 21 cordas, dita hoje em Inglaterra o seu mais recente disco “Mande Variations”. A obra gravada no hotel de Bamaco durante as Mande Sessions em que foram também registados os álbuns “Savane” de ALI FARKA TOURÉ, “In The Heart of The Moon” de TOUMANI DIABATÉ e ALI FARKA TOURÉ e “Boulevard de L’Independance”, ainda de TOUMANI DIABATÉ com a sua SYMMETRIC ORCHESTA, é uma espécie de segunda parte do álbum “Kaira”, que o griot maliano editou há 19 anos atrás. “Mande Variations” é, por isso, o segundo disco gravado a solo (só de kora) de um músico que nos habitou a múltiplas fusões da música mandinga com o resto do mundo (DANNY THOMPSON, KETAMA, TAJ HAHAL, ROSWELL RUDD, etc). A mais recente edição da World Circuit de NICK GOLD, será distribuida no nosso país pela Megamúsica, a partir da primeira semana de Março.
TOUMANI DIABATÉ actuará novamente em Portugal, no próximo mês de Maio a 28 na Casa da Música do Porto, 30 na Culturgest de Lisboa e a 31 no TAGV de Coimbra, sem a SYMMETRIC ORCHESTRA, para tocar o repertório de “Mande Variations” que homenageia ilustres músicos através de dois temas em nome próprio, como o gigante o antigo presidente de Câmara de Niafunké (ALI FARKA TOURÉ) e um outro virtuoso tocador de kora, o senegalês KAOUDING CISSOKO (falecido há cerca de cinco anos atrás).
Os temas “Ali Farka Touré” e “Kaouding” Cissoko”, incluídos no alinhamento de “Mande Variations”, podem ser escutados na emissão de hoje da Terra Pura.
Sabem se vem ca em 2009?
Olá Tiago,
Ainda não há confirmação da presença do Toumani em Portugal durante as festividades deste ano.
abraço e apareça sempre