Concertos

JUSTIN ADAMS E JULDEH CAMARA: continua a pesca grossa na baia de Sines

justinadamsjuldehcamara.jpgAí está mais uma das dez noites de Sines (à semelhança da de 24 de Julho com BEIRUT e ORCHESTRA BAOBAB) que está a ganhar contornos de uma certa grandiosidade. A 23 de Julho, no dia dos congoleses KASAÏ ALLSTARS, a Xª edição do FMM de Sines recebe JUSTIN ADAMS e JULDEH CAMARA. Dupla que é capa na última edição da revista britânica da especialidade, a fROOTS. Tais nomes podem não dizer muito ao regular leitor das Crónicas, mas J&J são só os responsáveis por um dos dez melhores discos editados o ano passado: “Soul Science”. Obra que nos oferece mais uma dose hipnótica, abrasiva e encorpada de afro-blues e que poderá ficar muito bem encaixada na nossa prateleira de discos, algures entre os trabalhos dos malianos TINARIWEN e ALI FARKA TOURÉ e dos franceses LO’JO.
JUSTIN ADAMS, veterano guitarrista que ao longo da sua carreira musical já trabalhou com BRIAN ENO e JAH WOBBLE, além de ter produzido o primeiro e o terceiro disco dos TINARIWEN, é também um pouco responsável pela aproximação de ROBERT PLANT ao rock do deserto do Sara. Faz parte do line-up da STRANGE SENSATIONS BAND e em co-escreveu, com o ex- LED ZEPPELIN, o álbum “Mighty ReArranger” (2005).

JULDEH CAMARA é um griot oriundo da Gâmbia que, além de possuir voz de trovão, fortíssima para interpretar blues africanos, tem também algo de feiticeiro ancestral habituado a comunicar com espíritos. Canta e toca ritti, um violino rudimentar de uma corda semelhante à njarka, que ALI FARKA TOURÉ manuseava e respeitava (por ser esse o instrumento que lhe permitia contactar com o mundo astral).

Em palco, JUSTIN e JULDEH terão a companhia do percussionista SALAH DAWSON MILLER. Músico batido que já actuou com gente tão distinta quanto esteticamente e geograficamente distante, como PHILLIP GLASS e os lendários e saudosos 3 MUSTAPHAS 3.

Previous ArticleNext Article

2 Comments

  1. Olá Marco,

    fazes muito bem. São 10 dias que valem a pena. como também deverias ter em atenção os dias do med de Loulé.

    abraço

    PS: envia-me a tua morada por email para te mandar o que está em falta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend