O Contagiarte recebe a partir de hoje, até ao próximo sábado, a terceira edição do “Festival Granitos Folk”. Mais um evento na invicta que divulga alguns dos mais interessantes novos projectos folk nacionais, depois de a Casa da Música nos ter oferecido o “Festival de Música Tradicional Portuguesa” no início do mês de Fevereiro.
O dia de hoje reserva-nos a apresentação de um dos projectos do gaiteiro RICARDO COELHO, os PÉ NA TERRA (às 23h30). Uma hora depois, há música tradicional irlandesa com o alemão PADDY B e os CELTIC EXPRESS. a Noite termina com o “giradisquismo” do OSGA, ou não fosse esta uma quinta-feira, habitualmente reservada às “Noites Folk”.
Amanhã (23h30), depois da sardinhada de São João (com início a partir das 19h30), haverá PULA-LHE O PÉ, um dos projectos de comunhão luso-galaica com as galegas FELISA SEGADE, MERCEDES ARRIBES, MERCEDES PRIETO e MONTSE RIVERA, para além dos portugueses MIGUEL BARRIGA (MONTE LUNAI) e CELINA DA PIEDADE (de tantos e tantos projectos de danças tradicionais e não só).
O Granitos Folk encerra, sábado (23h30), com os autores de um dos mais interessantes discos folk deste ano, gravados por grupos portugueses: “Fogo Dançante” dos LÚMEN. Projecto de JOSÉ FLÁVIO MARTINS que nasce das cinzas dos ROLDANA FOLK. Um exemplo de como se pode dar um abanão “pop”, cheio de “groove”, à música popular portuguesa, profundamente inspirada nas tradições galega e irlandesa, por via de um baixo muito marcado (influências de Bill Laswell? Jah Wobble?), uma bateria que não abafa os instrumentos mais frágeis, um acordeão fugidio, com arrancadas desiquilibradoras de HELENA SOARES (a quem o corridinho lhe parece correr nas veias), e um notável naipe de aerofones (gaita, gralha, flautas) pelo “druída” de serviço, RICARDO COELHO. Oiçam “Ska Celta” e digam lá se não vos parece que os SPECIALS e os POGUES se encontraram num bar irlandês do Porto para beber uma dúzia de “pints”?