A 24ª edição do «maduro» Festival Maré de Agosto realiza-se como é habitual, ao longo de mais de duas décadas de existência, na Praia Formosa da ilha açoriana de Santa Maria, entre os dias 21 e 24 de Agosto. De acordo com o comunicado da Associação Cultural Maré de Agosto, esta edição «mantém o formato da edição anterior, com um vasto programa de actividades diurnas e nocturnas, divididas por vários espaços. No palco principal decorrerão dois concertos por dia, seguidos de animação com um DJ. Quanto ao “Espaço Castelo”, e depois do sucesso verificado na edição anterior, continuará a ser ponto de passagem obrigatório para os amantes de música, teatro e animação. Sendo a formação uma das preocupações da Associação Cultural Maré de Agosto, pretende-se realizar neste espaço durante o dia, workshops musicais, palestras, entre outros. Os portadores de bilhete válido para o palco principal, terão acesso gratuito ao “Espaço Castelo”, sendo que, durante o dia este espaço está aberto a todos. Outro espaço a ter em conta, será a Ermida da Nª Sr.ª dos Remédios (Santo Amaro), onde estarão patentes exposições. A ACMA lembra que, mais uma vez, assinou um protocolo de cooperação com a D.R. Juventude que possibilitará à juventude açoriana, possuidora do cartão Inter Jovem, entrar gratuitamente no festival.»
Do nordeste brasileiro à carelia finlandesa
Ainda sem a programação totalmente preenchida, é já possível ter um óptimo enquadramento daquilo que serão as quatro longas noites (até o sol nascer) do mais carismático festival açoriano.
A 21 de Agosto, teremos o transe acústico, aborígene e tribal dos portuenses Olivetreedance (Palco Maré). No dia seguinte (22 de Agosto), os finlandeses Värttinä (na foto) que editaram recentemente a banda sonora da peça de teatro “O Senhor dos Anéis” fazem a festa folk careliana dos seus 25 anos de existência. Na mesma noite e no mesmo palco segue-se o rock’n’roll made in Coimbra dos Wraygunn. A 23 de Agosto, (ainda) o palco Maré receberá um dos grandes embaixadores do afro-rock ganês, Gregg Kofi Brown, e um dos mais interessantes e conceituados cantautores nordestinos, Lenine. No mesmo dia, o Espaço castelo acolhe o Filipe Raposo Trio com Carlos Bica e Vicky. O Maré de Agosto encerra a 24 com os cubanos Contrabando, os franceses Dub Inc. (Palco Maré) e com as danças tradicionais europeias dos lisboetas Monte Lunai.