Notícias

A Rentrée I: Tinariwen e Terakaft

tinariweniveinlondon.jpgOs Tinawiren editam no próximo mês de setembro o DVD “Live in London” gravado em Dezembro do ano passado no Shepherds Bush Empire. Um espectáculo emblemático de uma digressão de dezoito meses que voltou passar pelo nosso país (no Festival Sudoeste) e que termina, este fim-de-semana, na Irlanda, no Electric Picnic. Evento que conta também com as prestações dos Sigur Rós e dos My Bloody Valentine. Depois desta data, os tuareges regressam a Kidal, Tamanrasset e Tessalit para gozar férias e preparar o sucessor de “Aman Iman”, que deverá gravado no deserto do Sara, entre Janeiro e Fevereiro do próximo ano, misturado na Europa no mês seguinte e lançado mundialmente lá para Setembro de 2009. Antes, em Abril, os Tinariwen deverão efectuarão mais uma digressão por Austrália, Japão e Estados Unidos e só devem regressar à Europa em Outubro ou Novembro.

“Live in London”

O DVD prestes a ser distribuído no nosso país pela Megamúsica, além de uma dúzia de canções, inclui também entrevistas com o líder Ibrahim ‘Abaraybone’ Ag Alhabib, com o produtor britânico Justin Adams (o tal guitarrista que se apresentou este ano no Castelo de Sines com Juldeh Camara e que gravou com este griot gambiano o álbum “Soul Science”) e um EPK biográfico de 14 minutos com imagens captadas em pleno deserto.

O alinhamento deste concerto londrino é o seguinte: “Assawt N’Chet Tamashek”, “Chet Boghassa”, “Aldhechen Manin”, “Cler Achel”, “Toumast”, “Arawan”, “Imidiwan Winakalin”, “Assouf”, “Amassakoul n’Tenere”, “Arghane Manine”, “Matadjem Yinmixan” e “Tismetten”.

A caravana chamada Terakaft

terakaft.jpgEm Outubro, será distribuido mundialmente via World Village (representada em Portugal pela Harmonia Mundi) o álbum de estreia de mais um projecto maliano de blues electrizantes do deserto do Sara. Os Terakaft (Caravana em língua tamashek) que, a par dos Toumast, são o outro grupo-extensão dos Tinariwen, onde podemos encontrar duas cruciais figuras na história da formação de Ibrahim, durante os anos 80 e 90: Kedou Ag Ossad e and Liya Ag Abili. O nome do disco, “Akh Issudar”, significa “leite é sobrevivência” em língua tamashek e dá seguimento ao provérbio iniciado pelo título do último álbum dos Tinariwen, “Aman Iman” (“Água é vida”). Ou seja, “Aman Iman, Akh Issudar” (Água é vida, leite é sobrevivência”).

Esperemos que este ciclo se complete com a actuação dos Terakaft (e, já agora dos Toumast), no nosso país.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend