Aí está uma prova de como se pode programar um belíssimo festival recorrendo, sobretudo, à “prata da casa”. O Iberfolk – 1º Festival Internacional de Música e Tradições do Alto Côa – realiza-se no Sabugal entre os dias 27 e 30 de Julho. Para além de concertos, promove também animações de rua, workshops de adufe e de danças tradicionais, bailes, actividades de desporto de aventura, passeios pedestres à aldeia da Malcata e um festival de acordeão e realejo.
As festividades iniciam-se quinta-feira, dia 27 de Julho, com animação de rua com gaiteiros e tocadores de bombos (a partir das 16h). À tarde haverá também um workshop de danças tradicionais europeias por ISABELE GUERBIGNY. À noite, actuam os CHUCHURUMEL e os DIABO A SETE.
No dia seguinte, sexta-feira, 28 de Julho, depois de várias actividades de desporto de aventura promovidas pela Coa Aventura (tiro com arco, escalada, slide, paint ball), mais dois bons concertos em perspectiva: o dos mirandeses GALANDUM GALUNDAINA e dos TRADERE de Castela e Leão.
A manhã de sábado, dia 30 de Julho, inicia-se com um passeio pedestre à aldeia de Malcata (10h) e com animação de rua através dos GRALLERS DE L’ACORD (Catalunha) e FOLE DE GAITAS (11h). Ao início da tarde há Jogos Tradicionais Portugueses (14h na praia fluvial), workshop de adufe pelas ADUFEIRAS DE MONSANTO (15h na praia fluvial), workshop de danças tradicionais europeias por ISABELLE GUERBIGNY
(16h na praia fluvial), animação de rua com os GRALLERS DE L’ACORD (17h na praia fluvial), Mostra de Instrumentos da Extremadura, por ENRIQUE CORDERO (18h praia fluvial), actuação do Grupo Coral e de Cantares do Sabugal (19h no castelo). À noite realiza-se o Festival de Acordeão e Tocadores de Realejo no castelo (21h). A Partir da meia-noite há baile com FOL&AR e PARASOL
O último dia, domingo 31 de Julho, começa com um passeio a Sortelha em tractor (10h). Ainda pela manhã, há animação de rua com GRALLERS DE L’ACORD (15h – praia fluvial). À tarde, nova animação de rua com os RANACATAPLANA (15h praia fluvial), novo workshop de danças tradicionais europeias por ISABELLE GUERBIGNY (17h – praia fluvial) e actuação dos Ranchos Folclóricos da Rebolosa, Vila Boa e Sortelha (18h – castelo). Os ESCUTEIROS DO SOITO marcam o início das festividades nocturnas que incluem a actuação dos veteranos TOQUE DE CAIXA e dos DAZKARIEH que, além de contarem com nova vocalista – JOANA NEGRÃO – já andam a apresentar novos temas que serão incluídos no novo álbum a ser apresentado no próximo mês de Setembro no Mosteiro dos Jerónimos.
Mais informação no blogue da Transcudânia