A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino promove entre os dias 28 e 30 de Julho, em Vimioso, o festival “Sons e Ruralidades” . Três dias com variadíssimas actividades (exposições, mostra de documentários, oficinas de construção de instrumentos musicais, palestras, tertúlias sobre etnografia e antropologia relacionadas com a música tradicional, concertos, etc) cujo objectivo é o de “alcançar a fusão entre a Natureza e a Ruralidade através da expressão artística conferida pela Música Tradicional, inserida no contexto etnográfico e ambiental que a vai criando e inovando ao longo dos tempos”.
Na sexta-feira, dia 28 de Julho, destaque para a abertura da Exposição Um Mundo de Gaitas (da Associação Gaita de Foles) e lançamento do CD de recolhas de música tradicional “Bi Benir La Gaita”. Domungo Morais explora a pergunta “Para que serve a música?” e reflecte sobre “Histórias e aventuras de povos mais ou menos musicais”. o dia termina com os CIBO MOSARI e um arrial tradicional.
Sábado, dia 30 de Julho, o dia é preenchido com várias oficinas: danças mirandesas, danças europeias por JOANA NEGRÃO, com as PAULITIERAS DE VALCERTO (para crianças), com os PAULITEIROS DE MIRANDA.
As festividades nocturnas serão divididas pelos DAZKARIEH e DITES 34 (de França), seguido de novo arraial tradicional.
Domingo, dia 31 de Julho, há feira de burros logo pela manhã, arruada com os RONCOS DO DIABO (pelo meio-dia) é cantares tradicionais (às 17h). Um hora depois, há oficinas de toques de instrumentos tradicionais – Gaita, caixa, bombo, flauta pastoril, tamboril, percussões de acompanhamento. À noite, é visionado o documentário “11 burros caem de estômago vazio” realizado por TIAGO PEREIRA que servirá de mote a um debate conduzido por DOMINGOS MORAIS. O “Sons e Ruralidades” encerra com a actuação em palco dos gaiteiros RONCOS DO DIABO.
Programa completo no site da AEPGA