A Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) continua bastante activa e volta a organizar um evento que reúne burros de Terras de Miranda e música tradicional. Nos dias 9 e 10 de Setembro, em colaboração com Junta de Freguesia de Azinhoso e a população local vai recuperar a tradição da romaria com destino à Feira do Azinhoso. Para tal organiza um passeio de burro de médio curso que se realiza em volta desta aldeia do concelho de Mogadouro.
De acordo com Paulo Pereira, animador mor dos UXU KALHUS e NO MAZURKA BAND, “ele é jincanas de burro, passeios (de burro), filmes (com burros, claro), posta mirandesa (não, não são de burro), paisagens estonteantes (às vezes com burros a recortarem-se no horizonte), mostra e desfile (de burros, sim), músicos do arco da velha e gaiteiros (sim, desculpem lá, foi de propósito a segregação, mas fiquei-me por isso). Se para além disto tudo, se revêem nos valores do MRPP (Movimento Radical Pastoril Português), então têm mesmo de aparecer!”
A animar a noite de Sábado e a manhã de domingo estarão os NO MAZURKA BAND. Eles trazem para a festa “flautas de tamborileiro (Paulo Pereira e Diogo Leal) , Gaitada (Paulo Pereira, Diogo Leal e Eduardo Monteiro), percussões à bruta (Ricardo Falcão, Eduardo Monteiro) e um Sanfoneiro-cantador (Eduardo Monteiro).”
Se vierem de Lisboa, em menos de 6 horas estão em Azinhoso.