Discos

MERCEDES SOSA: “adentrar-nos” pela Argentina com La Negra

>MERCEDES SOSA
“Corazon Libré”
(Deutsche Grammophon / Universal)

Em Agosto de 2005, passados mais de 5 anos do último disco de estúdio, saiu mais um disco de MERCEDES SOSA, “Corazon Livre”, editado pela Deutsche Grammophon.
MERCEDES SOSA é considerada a voz argentina, da América Latina, dos povos oprimidos. Uma das maiores vozes do mundo! Hoje, já com 70 anos, continua a dar grandes espectáculos. Além de cantar, conversa com quem a escuta, por todo o mundo, desculpando-se por só falar em espanhol, agradecendo a cada passo o calor dos muitos que a escutam. Começou por cantar folclore da sua região natal Tucumán, para depois crescer como intérprete, podendo ouvir-se vários géneros nos seus discos: música revolucionaria, tangos, milongas chacareras, tonadas, zambas e até interpretações de um artista rock argentino – Charly García.

Quem conhece a discografia de La Negra, como é carinhosamente conhecida na Argentina e no Mundo inteiro, não encontra surpresas neste disco. Ouvi-lo é “adentrar-nos” pela Argentina, numa canção visitamos a cidade Mendoza, em outra conhecemos a natureza ao ver os Lapachos em flor, convivemos com o povo nas festas e nas lutas; é conhecer a força de uma Senhora que apesar da idade não cruza os braços e continua a chamar-nos para a luta e a dar-nos razões para amar, seja a pátria ou a pessoa que está ao nosso lado e que nos diz que mesmo com todos os problemas um mundo melhor é possível. Não nos surpreende que a sua voz não alcance tons que facilmente atingia antes.

A surpresa começa quando a ouvimos forte, profunda, doce e límpida. Quando percebemos que em “Corazon Libré” temos gente jovem com quem canta ou de quem interpreta canções, assim como conceituados escritores de canções que partilham com ela este disco.

É verdade que não estamos na presença do melhor disco de Mercedes Sosa, mas quem o ouvir encontrará de certeza um ou mais temas que se tornam imprescindíveis na banda sonora da sua vida!!

Amália Oliveira

Previous ArticleNext Article

2 Comments

  1. Mercedes você se foi, mas ficara para sempre
    com seus admiradores.
    Eu a ouço todos os dias, nas sua belas canções.
    Que Deus a tenha junto dele. Negra querida

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend