Reportagens

Polaroids Avante #2: no Inferno também se dança


Os cristãos mais ortodoxos do passado foram conhecidos por queimarem instrumentos (como o hardingfele noruguês ou o tambor xamânico dos lapões) e de proibirem certo tipo de danças mais populares sob o pretexto de essas serem formas de expressão do diabo. Ainda hoje, nas aldeias mais conservadoras de Portugal, há quem se assuste com o nome desta formação constituída por ANDRÉ VENTURA, JOÃO VENTURA, MÁRIO ESTANISLAU, VITOR FÉLIX (gaitas-de-foles transmontanas) e TIAGO PEREIRA (Percussão). Os RONCOS DO DIABO (ex-GAITAFOLIA) não fizeram nenhum pacto com Satanás, mas tocam de forma bárbara, à bruta, intensa, como se estivessem possuidos pelo espírito guerreiro de Thor. Há uma afinação soberba de quatro gaitas-de-foles transmontanas, a urgência do punk-rock, ritmos “agro-techno” que com o uso excessivo de strobs podem causar epilepsia, uma força sobrenatural que vem das entranhas da terra e que demoniza estas cinco almas, fazendo-os gritar o grito de revolta “Quero que vás foder” (dirigido à nossa classe política) ao ritmo de uma rumba galega. É caso para suplicar: “- Toquem gaiteiros que nós arderemos (no inferno)”.

Previous ArticleNext Article

3 Comments

  1. Este espctáculo foi lindo!! o avanteatro a abarrotar de alegria e entusiasmo, que transbordou e seguiu Festa abaixo, já fora de horas, contagiando todos por onde passava!! fui atrás claro. Não há festa como esta! Grande Avante 2006!

  2. Infizmente não os vi no Avante Teatro…mas tive a sorte de os encontrar já depois da Festa estar encerrada em Vila Real a fazerem uma grande festa…Uma Festa dos Diabos! do Melhor MESMO. Nada melhor k terminar a edição do Avante! 2006 desta maneira e com esta qualidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend