A Terra Pura reuniu algumas das muitas canções escritas em louvor do agora 44º Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. Provavelmente, nunca uma alta figura de estado serviu de inspiração para tantos artistas. Durante esta hora, iremos escutar corridos mexicanos, reggaeton e cumbia pelo colectivo «Amigos de Obama», o hip hop latino e nova-iorquino de El Chivo e Nas, o afrobreat de São Francisco por Sila and the Afrofunk Experience, o quarteto «free-rock-benga» de dois norte-americanos e dois quenianos Extra Golden, os também quenianos Kenge Kenge, o congolês Samba Mapangala, o jamaicano Cocoa Tea e o rei do Calypso de Trinidad, Mighty Sparrow.
Mais do que a grande esperança na resolução (de parte) dos problemas politico-economico-sociais do mundo, Barack Obama poderá ser também a chave para o esbater das dificuldades cada vez maiores na obtenção de vistos por parte de músicos africanos e asiáticos, para entrarem nos Estados Unidos e na Europa. Recorde-se que o ex-senador do Illinois, há dois anos, facilitou a entrada nos Estados Unidos dos dois músicos quenianos Extra Golden, para a gravação do seu último disco, “Hera Ma Nono” e para a realização de uma digressão em solo americano. Além disso, Barack Obama tem um gosto musical bastante refinado. Um dos álbuns da sua vida é “Kulanjan” de Taj Mahal e Toumani Diabaté.
Primeira de duas partes emitida hoje na RUM de Braga (às 21h), amanhã, na Rádio Zero (18h) e no domingo, na Miróbriga (22h).
E este? Tambem não se pode ouvir aqui em casa??
Beijinhos
Olá Amália, o ficheiro já se encontra disponível. Beijinhos.