A Terra Pura repete, em boa hora, uma emissão especial com Rokia Traoré. Artista maliana de etnia bamana responsável por uma das melhores actuações de sempre no FMM De Sines, que regressa ao nosso país já no próximo mês de Maio.
Durante uma hora, Rokia apresenta as canções do seu quarto disco, “Tchamantché”. Uma obra dedicada à memória de Ali Farká Touré. O sucessor de “Bownboï” marca a transição da orquestração complexa e acústica para uma outra mais simples, eléctrica, suave e «abluesada».
“Tchamantché” acentua ainda mais a ideia de estarmos perante uma das mais interessantes vozes femininas nascidas em África. Filha de um diplomata (que entretanto se reformou e que regressou ao Mali), partilhou residência, durante a sua infância e adolescência, entre a Argélia, a Arábia Saudita, a França e Bélgica. Há cerca dez anos, comprou casa em Amiens, no norte de França, na localidade da editora que lhe gravou os seus dois primeiros discos, a Label Blue.
Apesar dessa outrora magnífica etiqueta de jazz e de música africana tradicional e moderna ter cessado funções há vários anos, ainda mantém essa habitação. Contudo, Rokia teve de alugar um apartamento em Paris, uma vez que «as actividades de promoção concentram-se todas aí». Actualmente reparte a sua residência entre Amiens, Paris e Bamako no Mali. É esta excitante vivência que lhe permite, por um lado, manter os laços profundos com a sua cultura do ancestral Império Bamana, por outro, ter abertura de espírito suficiente para produzir um disco esteticamente ocidentalizado, moderno, repleto de pequenos e sofisticados pormenores de produção, que mantém intacta a alma africana de Rokia.
Rádio Zero – Segunda a Sexta-feira, entre as 18h às 19h. Repete no dia seguinte entre as 8h e as 9h da manhã.
Rádio Universitária do Minho – Terças-feiras, às 21h
Miróbriga – Domingos, entre as 21h e as 23h