Radio

Terra Pura 01ABR09: Entrevista Marful

Depois de uma comovente actuação no FMM de Sines, os Marful regressam ao nosso país, já este mês. Ugia Pedreira fala sobre este fenómeno da música galega.

UGIA PEDREIRA no FMM de Sines 2008 (c) Mário PiresNesta emissão da Terra Pura recuperamos uma conversa com a galega Ugia Pedreira, gravada durante o FMM de Sines de 2008, no dia em que apresentou ao vivo um dos seus projectos musicais, Marful, acompanhado por um salão de baile dos anos 50.

Os Marful são actualmente um dos mais melodiosos e interessantes projectos de renovação da tradição musical galega. Por um lado, demarcam-se totalmente dos arquétipos «celtas» do norte da Península Ibérica, por outro lado, trazem uma brisa atlântica de grande frescura à música galega, ao recuperarem sonoridades que viajaram com emigrantes locais, da América até aos «salões de baile»: twist, habaneiras, pasodobles, etc.

Este mês, os Marful regressam ao nosso país para nos oferecerem mais três espectáculos: a 16 de Abril, no Teatro de Bragança, a 17 de Abril, nos Maus Hábitos do Porto e a 18 de Abril, no Teatro de Vila Real.

Para além da formação da ex-Chouteira e ex-directora do conservatório folk de Lalin, a Terra Pura aproveita a estada na Galiza para voltar a divulgar os novos discos de Nordestin@s (mais um projecto de Ugia Pedreira partilhado com a Ex-Berrogüetto Guadi Galego), Uxia Senlle (deve passar por uma das fnacs lisboetas no final de Abril) e Mercedes Peón (vai a Sines a 24 de Abril).

Terminamos a viagem na Guarda com Assobio, o novo projecto de César Prata, mentor dos Chuchurumel.

Rádio Zero – Segunda a Sexta-feira, entre as 18h às 19h. Repete no dia seguinte entre as 8h e as 9h da manhã.

Rádio Universitária do Minho – Terças-feiras, às 21h

Miróbriga – Domingos, entre as 21h e as 23h

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend