Festivais

Hedningarna de volta a Sendim

HEDNINGARNA
Hedningarna, Maria Salgado, Lenga Lenga, Llan de Cubel, Brigada Victor Jara e Korrontzi alinhados para o 10º Intercéltico de Sendim

A décima edição do Festival Intercéltico de Sendim, que se realiza nesta localidade de Tierras de Miranda, entre os dias 31 de Julho e 2 de Agosto, impõe um cartaz de respeito. No primeiro dia, o projecto de gaitas local, Lenga Lenga, e a cantora cantora castelhana Maria Salgado abrem a noite de festividades que termina com o saudado regresso dos suecos Hedningarna. Não é muito comum o Intercéltico de Sendim repetir nomes, mas dado o tom festivo da edição deste ano, há uns meses atrás, foi lançado um repto na página oficial do festival em que a organização solicitou a todos os visitantes «que votassem no nome que gostavam que regressasse a Sendim como forma de comemorarmos os 10 anos do festival». Os «pagãos» suecos conquistaram o direito de regressar a Sendim. Viva o «poder» popular.

No dia seguinte, teremos a jovem banda basca que mais prémios folk tem conquistado na vizinha Espanha, os Korrontzi. Haverá também “Ceia Louca” com a Brigada Victor Jara presentear a assistência «com um concerto especialmente preparado para o efeito, com forte presença de temas transmontanos» e folk asturiano, maduro e de rápida execução, pelos veteranos Llan de Cubel.

Actividades paralelas

Como é habitual, durante a tarde o Intercéltico de Sendim, realiza uma série de actividades paralelas. Destaque para os Toques tradicionais de Sinos da Terra de Miranda por Ângelo Arribas e Alfredo Fernandes na Igreja Paroquial de Sendim e para os Cantos Religiosos Traidicionais Mirandeses, no mesmo local. L’alma, Tuna da Lousa, Gaiteiros de Constantim e Trasga completam o cardápio musical do décimo aniversário do Intercéltico de Sendim.

Consultem a programação completa no site do Festival.

[act em 24ABR09]

Previous ArticleNext Article

2 Comments

  1. Boas Luis! Parece que o Mário sempre ouviu as propostas dos assíduos! Melhor seria o Beltran ou o Xuacu Amieva ou Lizgairo, mas nao deixa de ser bom. Entendo as exigências do público dançante…. O facto é que o concerto dos Hedingarna em Plasencia no Interfolk de 2007 foi penoso devido a exigentes condições técnicas. Instrumentos daqueles não são faceis em quaisquer condições… Que não se repita, de resto 2008 foi o ano que Sendim tem uma produção técnica digna da amplitude do festival, pois fica um amargo de boca por fazer 55o kms para tão triste performance…Llan de Cubel são uma instituição da folk asturiana detentores de  um directo poderoso e uma abordagem interessante. A Maria Salgado depois do interessante “Abrecaminos” tem uma abordagem à musica de Cuba, “Amor a Cuba” se não me engano, e poderá ser uma surpresa se o público mais pueril deixar ouvir os versos  poéticos desta senhora! Os Korrontzi, tb os vi em Plasencia em 2007, merecim há muito um concerto no nosso país… a Brigada e os Lenga Lenga são por demais conhecidos, não fugindo à regra o equilíbrio do programa com duas bandas portuguesas, uma das quais local…Abraço

  2. Olá Hugo, nota-se de facto um esforço em tornar o programa mais equilibrado. E se verificarmos as actividades secundárias / paralelas acaba por haver uma participação de músicos portugueses (quase) tão relevante quanto as dos espanhóis.

    Contudo, é pena que projectos portugueses como Pé na Terra, Vai de Roda, Diabo a Sete, Assobio, entre muitos muitos, não possam participar na festa. Mas isso seria pedir um festival com um outro formato (com mais dias e com um budget maior).

    grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend