Concertos

O “Eclipse” da Lu(r)a no Tivoli

LURA, 15 DE MAIO, TIVOLILura apresenta hoje em Lisboa, no Teatro Tivoli, as canções do seu mais recente álbum, “Eclipse”.

Depois de uma apresentação mais íntima de “Eclipse”, em que a Fábrica do Braço de Prata foi um espaço demasiado pequeno para receber os inúmeros amigos de Lura, a lisboeta de sangue cabo-verdiano apresenta hoje ao vivo, ao público em geral, o seu mais recente álbum que este mês galgou até à terceira posição do World Music Charts Europe. O sucessor de ““M’bem di Fora”, que já foi alvo de uma emissão especial da Terra Pura com a presença de Lura, apresenta um universo sonoro bem mais amplo ao miscigenar morna com fado e tango, coladera, funaná, bikutsi e soukous com funk, soul, r&b americano.

Um disco gravado entre Lisboa, Cidade da Praia, Bruxelas, Paris e Nápoles, que contou com a participação do acordenista Régis Gizavo de Madagascar, repleto de canções escritas por compositores de várias gerações: de Orlando Pantera e B.Leza, a Mário Lúcio, Toy Vieira, Teofilo Chantre, Michel Montrond e Vlu, entre outros.

Lura será acompanhada por Toy Vieira (piano/direcção musical), Kau Paris (bateria/percussão), Russo (baixo), Vaiss (guitarra) e Guillaume Singer (violino).

Os bilhetes custam entre 18€ e 30€

Em “Eclipse”, o quinto álbum de Lura, a artista revisita com alma os diferentes estilos cabo-verdianos. Uma viagem por ritmos vários, oriundos de Cabo Verde e embrenhados de toda a sonoridade inevitavelmente bebida nos muitos encontros pelos diversos palcos do mundo com diferentes gerações e culturas. Uma elegância acústica que tanto ilustra a realidade da sodade, como retrata o batuku.
“Eclipse”, o tema que dá nome ao disco, composto pelo emblemático B.Leza transporta na voz sensual de Lura o sentimento confuso de melancolia e de tristeza, cantada desde sempre pelos poetas, onde surge a guitarra portuguesa de Pedro Castro a evidenciar essa familiaridade fado/morna.

Plena de inspiração e energia, a sua voz e singular interpretação marcarão mais uma vez, a diferença. (Tumbao)

Previous ArticleNext Article

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend