Depois do fim precoce do Multimúsicas e do Africa Festival, a cidade de Lisboa volta a ter este ano um novo (mini) festival de músicas do mundo. Chama-se World Music Festival LX’09, é organizado pela livraria Ler Devagar e realiza-se no espaço Lx Factory em Alcântara, entre os dias 14 e 19 de Julho.
São apenas seis, mas prometem ser uma meia-dúzia de grandes noites. A 14 de Julho,o World Music Festival’LX 09 arranca com os brasileiros Spok Frevo Orquestra, a 15 de Julho é a vez de Júlio Pereira rodar composições de “Geografias” (e não só), a 16 de Julho a fábrica recebe os congoleses Kasai Masai, a 17 de Julho regozijamo-nos com aspirante a diva marfinense Dobet Gnahoré (que passou de fugida há pouco tempo pela Casa da Música), a 18 de Julho escutam-se marrabentas e outras músicas moçambicanas de Stewart Sukuma. E o primeiro World Music Festival LX’09 encerra em beleza a 19 de Julho com o maliano Bassekou Kouyate & Ngoni Ba.
Este é um festival que parece geminado com o Tom de Festa organizado pelo Acert em Tondela. Nobre evento que se realiza este ano entre os dias 13 e 18 de Julho, cujo programa ainda não foi apresentado oficialmente, mas já é possível verificar através de algumas páginas do myspace que Júlio Pereira, Bassekou Kouyaté, Stewart Sukuma e Kasai Masai também passam pela Beira Alta em Julho.
não me digas!! bassekou kouyaté em tondela? que bom!!
Olá Sara,
de acordo com o myspace dele, o Bassekou estará também no Tom de Festa. E muito provavelmente a Dobet Gnahoré também deverá ir aí ao ACERT. É uma pena que o festival caia sempre em cima das datas do FMM. Tive imensa pena de no ano passado não poder ver o Habib Koité.
sorte para quem mora perto onde o tom começa a uma quarta e depois corre para fim-de-semana em porto covo 🙂
Olá Sara, o programa do Tom de Festa já está disponível e recomenda-se. Mais uma vez, é pena que as noites mais interessantes (as últimas três) colidam com o fim-de-semana de Porto Covo.
pois, já vi 🙁
Com tantos dias para fazerem festivais, tem que sobrepor dias. Vá lá, que este ano Évora e Loulé não se sobrepõem, ao contrario do ano passado!!!
Ou não temos nada, ou temos tudo ao mesmo tempo!!!
Orientem-se srs dos concertos, orientem-se!
o festival nao e na ler devagar mas sim na sala onde custuma haver espectaculos. sao mesmo concertos.
sao bons concertos espero que toda a gente aproveite a oportunidade de descobrir mais sobre a boa musica
abraço
Obrigado pela informação, Zé. Só é pena não termos em Lisboa todos os artistas que vão a Tondela.
abraço