Concertos

Memórias de Michel Giacometti à solta em Coimbra

cartaz «Sementes do povo que canta»
Brigada Victor Jara, Diabo a Sete, Quarto Minguante, Realejo e Roncos e Coriscos erguem, no próximo dia 18 de Junho, no Teatro Académico Gil Vicente de Coimbra, o espectáculo conjunto “Sementes de um Povo que Canta” de homenagem a Michel Giacometti. Uma noite organizada pelo Sector Intelectual de Coimbra do PCP, com entrada gratuita.

Sobre este econtro de amigos com as memórias musicais pode ler-se, no blogue do TAGV, o seguinte:

«No início eram as cantigas ouvidas em velhos discos de vinil com capa de serapilheira, um ou outro registo passado para a fita das já desusadas cassetes. A primeira geração de grupos da “recriação” da Música rural conheceu os “seus” sons iniciais nas recolhas de Michel Giacometti. Depois resolveram inventar outros sons para juntar àqueles e marcaram um dia para apresentar as novas cantigas a quem as quisesse ouvir. Já antes, Josés Afonsos e Adrianos Correias de Oliveira tinham ido à cata daqueles testemunhos que, vindos de um tempo antigo, se foram actualizando passando de geração em geração, de boca em boca. Captados no magnetofone de Giacometti, tais cantos e modas de tantas funções passaram a ser sementes. E foi também delas que germinaram os sons que vão subir ao palco do TAGV.»

Previous ArticleNext Article

1 Comment

  1. Grande Michel Giacometti que se apaixonou pela cantigas populares do nosso país e, de tal maneira o marcaram, que por cá se ficou. Grande homem e grande trabalho…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend