Concertos

Konono nº1 no arranque das Festas do Almonda

Konono nº1Todos os anos é a mesma coisa. As Festas do Almonda de Torres Novas, que este ano se realiza entre os dias 3 e 12 de Julho, apresentam sempre argumentos mais do que suficientes para que a oferta musical possa figurar no circuito dos mais distintos festivais de músicas do mundo portugueses.

Este ano, o espaço do Jardim das Rosas, junto ao rio Almonda, completamente renovado, recebe na primeira noite de festividades (sexta-feira, 3 de Julho) os congoleses Konono Nº1 (que também actuam no Festival Mestiço na Casa da Música do Porto e no XV aniversário da Galeria ZDB em Lisboa) a par dos portugueses Pontos Negros e Os Golpes.

No sábado, 4 de Julho, há o tradicional Festival de Folclore de Torres Novas e também grupo argentino de “novo circo” Falsa Escuadra e a percussão criativa no feminino das Tucanas.

Domingo, 5 de Julho, escuta-se cante alentejano pelos Ganhões de Castro Verde. À noite, oferece-se música cigana do Rajastão com os Musafir e humor com Commedia A La Carte.

Na segunda-feira, 6 de Julho, esperam-se 22 músicos brasileiros em palco. A Orquestra Imperial reúne a nata da nata da nova geração de músicos brasileiros (Rodrigo Amarante, Moreno Veloso, Domenico e Kassin, entre outros) em formato de orquestra típica de gafieira. E a singular viagem sonora, se possível num único take de Lula Pena.

Terça-feira, 7 de Julho, voltamos a degustar o “electro-swing” dos franceses Caravan Palace e o rock’n’roll dos conimbricences Bunnyranch.

Na Quarta-feira, 8 de Julho, teremos duas gerações distintas no Jardim das Rosas. Paulo de Carvalho que traz consigo a sua leitura mais global da música ligeira portuguesa com o álbum “DoAmor” e os Cacique 97 que erguem a bandeira de serem a primeira banda portuguesa a gravar um disco de afro-beat. Um disco cuidadosamente concebido, diga-se.

Quinta-feira, 9 de Julho, há magia e foles com as Danças Ocultas de Artur Fernandes e tarantelas em andamento de brass band cigana de leste com os italianos Municipale Balcânica.

Sexta-feira, 10 de Julho, as Festas do Almonda esteiam um espectáculo de «encomenda» que junta em palco João Gil, Shout e Tito Paris. Na mesma noite há também X-Wife e Big Boss Band.

No Sábado, 11 de Julho, chega-nos da Argentina a Orquesta Típica Fernández Fierro (que também estão convocados para o FMM de Sines). Segue-se a folk nacional fresca e arejada dos Diabo a Sete de Coimbra.

As festividades em Torres Novas encerram domingo, 12 de Julho com fado de Coimbra e Tereza Salgueiro e Lusitânia Ensemble que apresenta ao vivo o álbum “Matriz”.

Informação adicional sobre os intervenientes e animação paralela no blogue das Festas do Almonda.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend