Concertos

Seun Kuti a 5 euros no CCB Fora de Si

Seun Kuti

Seun Kuti, Susheela Raman, Etran Finatawa e Yungchen Lhamo são algumas das grandes propostas musicais que o Centro Cultural de Belém, até ao final de agosto na programação “CCB Fora de Si”.

Ásia e África são os dois continentes representados na programação deste verão do “CCB Fora de Si”, dedicado este ano «a países em vias de grande desenvolvimento económico» com propostas de variadíssiamas expressões culturais: música,dança/performance, cinema e nas artes visuais. O programa “Belem Urbana” traz uma selecção refinada de artistas portugueses a este cartaz.

Em termos musicais destaca-se o seguinte programa:

Susheela Raman

1 Ago 2009 – 22:00
PRAÇA MUSEU

ENTRADA LIVRE

Inglesa de origem indiana que passou parte da juventude na Austrália, reúne na sua música os vários continentes que formam a sua identidade. Detentora de uma extraordinária voz é reconhecida pelas suas performances intensas e únicas. Susheela traz ao CCB uma sonoridade única que reúne a inevitável influência da música tradicional indiana com os ritmos folk, jazz, pop e rock. Surpreendente!

Yungchen Lhamo

8 Ago 2009 – 22:00
M/6 ANOS

PRAÇA MUSEU

ENTRADA LIVRE

Após mais de uma década de surpreendentes performances, aclamação internacional e colaboração com os músicos Sheryl Crow, Michael Stipe ou Annie Lennox, Yungchen Lhamo tornou-se para muitos a voz do Tibete. Nasceu em Lhasa, mas aos 23 anos fugiu da opressão chinesa atravessando os Himalaias e estabelecendo-se na Índia. Foi na Índia que iniciou a sua carreira musical, recordando as canções tradicionais que aprendera com a mãe e avó. Hoje, reside em Nova Iorque e a sua música reflecte a confluência da pureza e autenticidade da tradição tibetana e da contemporaneidade das sonoridades urbanas do melting pot nova-iorquino.


Tora Tora Big Band

15 Ago 2009 – 22:10
PRAÇA MUSEU

ENTRADA LIVRE

Em 2001, a cidade de Lisboa serviu de inspiração à formação da Tora Tora Big Band, uma orquestra de jazz que reúne músicos de múltiplas nacionalidades, num poderoso naipe de metais e uma secção rítmica estrondosa. Através de um repertório que cruza o jazz e a world music, a aposta desta vibrante formação passa pela renovação do velho conceito das antigas big bands que tocavam música para dançar, apresentado desta vez com elementos e tendências sonoras bem recentes, como afro, latin, funk, arabic, trance, reggae e drum’n bass.

Trompetes Miguel Gonçalves | Johannes Krieger
Saxofones Zé Maria
Trombones Lars Arens | Luís Cunha
Baixo Francesco Valente
Teclados Filipe Raposo
Percussão Hugo Menezes
Bateria Davide Rodrigues

Groove 4Tet

16 Ago 2009 – 22:00
PRAÇA MUSEU

ENTRADA LIVRE

O Groove 4tet, formado em 2006, surgiu da necessidade que quatro músicos e amigos tinham de criar algum espaço sonoro onde pudessem expor as suas influências e ambições musicais e encontrar o equilíbrio para as suas diferentes raízes, sonoridades e direcções. Partiram do gosto comum pela música soul, blues, funk e jazz, que aliaram à vontade de trazer de novo a dança aos clubes de jazz. O repertório explora temas de artistas precursores neste género, como John Scofield, Joshua Redman, Soulive, Stevie Wonder, Herbie Hancock, entre outros, mas assenta acima de tudo em temas originais deste jovem quarteto.

Fred Martinho guitarra
Pedro Pinto contrabaixo
Joca bateria
Daniel Lima teclados

Convidados
Dj Nery pratos
Zé Maria saxofone

Etran Finatawa

22 Ago 2009 – 22:00
M/6 ANOS

PRAÇA MUSEU

ENTRADA LIVRE

Oriundo do Níger, um dos países mais pobres do mundo, o grupo Etran Finatawa é uma formação de tuaregues e wodaabe, dois povos nómadas com culturas e sonoridades muito diferentes que coabitam nesta região africana. A música dos Etran Finatawa (literalmente “as estrelas da tradição”) combina a riqueza de duas linguagens: tradicionalmente, os wodaabe não utilizam instrumentos e centram-se na voz e ritmos que convidam à dança; por sua vez, os tuaregues sempre recorreram a violinos e tambores para animar as suas músicas e danças.

Agonia voz
Anivolla voz / guitarra solo
Bouga voz / percussão / odilirou (flauta)
Tankari percussão / acompanhamento vocal
Jamil tender (tambor) / guitarra / acompanhamento vocal

Terrakota

23 Ago 2009 – 22:00
M/6 ANOS

PRAÇA MUSEU

ENTRADA LIVRE

A fusão de uma imensidão de influências musicais, do reggae à música árabe, passando pelos ritmos afro-cubanos e pela música mandinga e o uso de instrumentos provenientes dos mais variados pontos do globo fazem deste grupo um projecto único em Portugal. Os Terrakota têm actuado um pouco por todo o mundo, conquistando plateias com a sua energia e entusiasmo e, ao mesmo tempo, espalhando uma mensagem socialmente responsável e positiva.

ROMI ANAUEL voz
JÚNIOR voz ⁄ guitarra ⁄ percussão
ALEX guitarra ⁄ percussão
DAVIDE RODRIGUES bateria ⁄ percussão ⁄ flauta ⁄ voz
NATANIEL MELO percussão
MARC PLANNELS teclados ⁄ sitar ⁄ alaúde ⁄ percussão
FRANCESCO VALENTE baixo

Seun Kuti

29 Ago 2009 – 21:00
GRANDE AUDITÓRIO

PREÇO 5€

Filho do lendário afro-beat Fela Kuti, dirige a banda Egypt 80. Herdou do seu pai a música de fusão, entre o jazz, o funk e os ritmos africanos, criada por Fela nos anos sessenta. As suas canções revelam a sua preocupação pelas graves questões políticas e sociais que afectam a África, mas nem por isso perdem a energia e a alegria que caracterizam o afro-beat. Prepare-se para ficar fora de si!

Cortesia CCB

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend