Concertos

Teatro de Vila Real oferece mais cinco concertos de verão

MERCEDES PEON

O Teatro de Vila Real entra, em Agosto, no terceiro mês de actividades dos Concertos de Verão: Músicas do Mundo 2009 com Municipale Balcanica, Romengo, Mercedes Peón, V3SKA e Polkaholix.

Durante o mês de Agosto, o Teatro de Vila Real apresenta mais cinco propostas musicais 2009 provenientes de Itália (Municipale Balcanica), Galiza (Mercedes Peón) , Hungria (Romengo) , República Checa (V3SKA) e Alemanha (Polkaholix). Este ciclo Concertos de Verão: Músicas do Mundo, com entrada gratuita, que se realiza todas as noites de sábado, desde o passado mês de Junho, já levou a esta cidade transmontana Carlos do Carmo, Chico César e Orquesta Típica Fernandés Fierro.

Municipale Balcanica

1 de Agosto

A Municipale Balcanica faz uma síntese profunda das sonoridades cigana, klezmer e yiddish da Europa de Leste com a música tradicional do sul de Itália. Os seus concertos são, por isso, duma grande vivacidade e originalidade, evocando artistas como Gogol Bordello, Goran Bregovic, Amsterdam Klezmer Band, Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra e a Fanfare Ciocarlia, mas acrescentando-lhe as raízes italianas.
A prestigiosa revista FolkWorld considerou a interpretação de “Hava Nagila” (um tema folclórico hebraico) pela Municipale Balcanica como uma das melhores escutadas nos últimos trinta anos.

Michele de Lucia: clarinete
Armando Giusti: saxofones alto e barítono
Nico Marziale: percussão
Raffaele Piccolomini: saxofones tenor e soprano
Giorgio Rutigliano: baixo
Paolo Scagliola: trompete e fliscorne
Luigi Sgaramella: bateria
Raffaele Tedeschi: voz e guitarras

Romengo

8 de Agosto

O grupo Romengo representa a nova música cigana da Europa de Leste. A sua vocalista, Monika Lakatos, é considerada na Hungria uma das vozes mais poderosas, expressivas e autênticas deste género musical. O grupo interpreta composições originais e canções tradicionais passadas através das gerações. Asua sonoridade única é um testemunho da vitalidade e dinamismo da herança cigana da família Olah e mostra a inspiração inovadora, o espírito festivo e aglutinante dos Romengo.

Monika Lakatos: voz e dança
Mihály “Mazsi” Rostás: voz e guitarra
János “Guszti” Lakatos: percussão
Misi Kovács: violino
Csaba Novák: contrabaixo

Mercedes Peón

15 de Agosto

Cantora, gaiteira, pandeireteira e compositora, Mercedes Peón funde na sua música não só as tradições da sua Galiza natal como também as influências árabes, balcânicas, africanas e ideias contemporâneas.
Com o seu primeiro álbum, “Isué”, Mercedes Peón entusiasmou a crítica e o público e foi considerada em 2001 a melhor artista da Europa pela BBC. Foi também considerada a melhor artista pela prestigiada revista FolkWorld e pela World Chart Europe. Gravou depois mais dois discos.
Faz bandas sonoras para séries televisivas. Foi apresentadora no programa da televisão Luar, a cujo palco levou inúmeros artistas galegos. Recebeu recentemente o Premio Nacional de la Música 2008.
É a primeira repetente nos Concertos de Verão do Teatro de Vila Real, depois de ter dado um espectáculo memorável em 2004.

Leandro Deltell: bateria
Antón Bello: baixo
Miguel Forneiro: teclados, samplers, acordeão, gaitas
Manuel Cebrián: guitarra
Fernando Abreu: clarinete
Ana Garcia: voz e percussão
Mercedes Peón: percussão, samplers, gaitas, clarinetes e voz

V3SKA

22 de Agosto

V3SKA é uma banda da República Checa, fundada em 2002. O seu nome (que se lê «vaitraiska») deriva de um antigo camião checo que era usado especialmente pelo exército. Os temas originais da banda partem de uma interpretação própria dos ritmos jamaicanos ska e reggae, adicionando-lhes elementos do punk. Para além da prestação da secção de metais, os concertos da V3SKA são enriquecidos pelo acordeão e pela interpretação divertida do grupo.

Uwahatoor: acordeão e voz
Zoubairi: guitarra
Basak: baixo
Lada: bateria
Aligator: sax tenor
Sacek: trompete
Rostak: trompete
Stimpy: teclados

Polkaholix

29 de Agosto

O trabalho dos berlinenses Polkaholix assenta na tradição da polca da Europa Central, interpretada na forma irreverente, divertida e contagiante da Berlin-speed-polka. Os seus concertos evidenciam ainda influências da Boémia, das Caraíbas, de África, do folclore germânico e do rock’n’roll. O resultado final, ao vivo, não deixa ninguém indiferente: da primeira à última música o apelo é o da dança.
O seu disco “The Great Polka Swindle” foi distinguido com o Prémio da Crítica Alemã.

Andreas Wieczorek: saxofone alto e voz principal
Iven Hausmann: trombone e voz
Oliver Oltersdorf: saxofone tenor e clarinete
Andreas Hillmann: trompete e voz
Volkmar Grosse: baixo e voz
Jo Meyer: acordeão e voz
Mario Ferraro: guitarras e voz
Thomas Depkat: bateria

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend