Monte Lunai, Dites 34, Cobblestones, Atma e Fanfarra Kaustica asseguram a animação musical da 1ª edição do “RITMOS – Festival Internacional de Danças do Mundo” que se realiza entre os dias 14 e 16 de Agosto na aldeia de Querença, no Concelho de Loulé.
A típica aldeia de Querença, no barrocal do Concelho de Loulé, vai ser palco da primeira edição do “RITMOS – Festival Internacional de Danças do Mundo”, nos dias 14, 15 e 16 de Agosto. Mais um festival que pretende divulgar as danças do mundo, através de espectáculos, oficinas, workshops, visionamento de filmes, animação de rua e outras actividades dedicadas à gastronomia ao artesanato.
O RITMOS irá decorrer durante os três dias, a partir das 18h, no eixo central da aldeia. Tendo como centro o Largo da Igreja, as iniciativas vão estender-se entre a Casa do Povo local, passando pelo Largo da Igreja, até à nova Fundação Manuel Viegas Guerreiro.
Todo o espaço será das pessoas, estando vedado à circulação de veículos, permitindo assim viver em pleno a atmosfera que a aldeia em conjunto com o festival transmitirem.
A entrada é livre.
Programa
14 Agosto – Sexta-Feira
Espectáculos
21h30 – Largo da Igreja
Atma
23h30 – Fundação Manuel Viegas Guerreiro
Dites 34
15 Agosto – Sábado
18h00 – Salão de Festas da Casa do Povo
Oficina de Danças do Mundo, com Patrícia Vieira
18h00 – Pólo Museológico da Água
Oficina de Instrumentos para Crianças “Tina – Tambor de Água”
19h30 – Fundação Manuel Viegas Guerreiro
Oficina de Tai Chi
21h00 – Fundação Manuel Viegas Guerreiro
Projecção do filme “Mãe Ju”
Espectáculos
22h30 -Largo da Igreja
Aires Flamencos
00h00 – Fundação Manuel Viegas Guerreiro
Monte Lunai
01h45 – Fundação Manuel Viegas Guerreiro
DJ António Pires
16 Agosto – Domingo
18h00 – Salão de Festas da Casa do Povo
Oficina de Danças Irlandesas, com Patrícia Vieira
18h00 – Pólo Museológico da Água
Oficina de Danças Criativas para Crianças, por Elsa Aleixo
19h30 – Fundação Manuel Viegas Guerreiro
Oficina de Tai Chi
Espectáculos
21h00 – Largo da Igreja
Mandrake por Tiago Pereira
22h30 – Largo da Igreja
Fanfarra Kaustica
00h30 – Fundação Manuel Viegas Guerreiro
Cobblestones
Sobre os artistas
ATMA
Atma é uma viagem sonora que passa por vários estilos e ambientes, desde as influências árabe ao fado, da bossa nova ao flamenco, da música medieval à morna, da valsa ao gnawa. Sons que convidam ao silêncio e à contemplação, ora a um pulsar dançantes de energia festiva.
DITES 34
Cinco músicos criam uma nova e original música de festa, adicionando novas cores ao mundo da música tradicional. Esta mistura musical repleta de energias, abre novas trajectórias entre os mundos do jazz, da música tradicional e improvisada.
AIRES FLAMENCOS/Serva La Bari
O grupo transporta a força, dinamismo e o mais profundo sentimento do tradicional da cultura flamenca. “Aires Flamencos” é um espectáculo flamenco onde se abre um amplo leque de estilos do flamenco “palos”, o espectador poderá apreciar diferentes estilos.
MONTE LUNAI
O grupo Monte Lunai reúne músicos que se dedicam à redescoberta da dança e do baile tradicional, no contexto da música tradicional europeia. Os Monte Lunai tocam temas de baile de hoje e de outros tempos, da Galiza, da Bretanha, a contradança, a valsa, a mazurca. São danças da Grécia, da Ucrânia, de Itália e Portugal, numa roda-viva de culturas e musicalidades.
FANFARRA KAUSTICA
Os ritmos são contagiantes e as melodias emotivas arrepiam a pele. Pode-se dizer que estes músicos têm gosto em brincar com o que existe de mais primário em todos nós. A alegria despida de preconceitos ou status, sem barreiras ou diferenças; a euforia que reage com as pessoas e puxa a si o melhor de cada um, e a dança, que liberta e purifica os corpos.
COBBLESTONES
Os Cobblestones são um grupo que se dedica à divulgação da música tradicional irlandesa, tocada na sua forma mais pura. Entre gargalhadas, desafios entre músicos e músicas que acabam por pôr as pessoas a dançar. O repertório é variado: das genuínas baladas irlandesas, aos sets de Jigs, Reels e Polkas que deixam o público em alvoroço.