Notícias

Os sete ofícios de JÚLIO PEREIRA

0-Bx-Alentej
Ilustração da região do Baixo Alentejo impressa na capa do disco “Miradouro”

Encontra-se em fase de masterização o novo álbum de JÚLIO PEREIRA que conta com as participações vocais de SARA TAVARES e MARISA PINTO do projecto de “nu fado” DONNA MARIA. “Este é o meu regresso aos discos enquanto instrumentista, porque os dois primeiros [“Faz de Conta” e “Rituais”] foram mais de produção”, explicou o músico à agência Lusa. Neste disco, ainda sem data de edição anunciada, JÚLIO PEREIRA (bandolim) é acompanhado por BERNARDO COUTO (guitarra porutguesa) e MIGUEL VERAS (viola), numa parceria inédita em termos de trabalho em estúdio.

O músico que já tocou com os CHIEFTAINS, encontra-se também a preparar um novo espectáculo de apresentação deste novo trabalho e anda à procura de uma nova voz feminina. Até ao final de Fevereiro, decorre um “casting” dirigido a todas as “jovens cantoras urbanas (mas sem voz urbana)”. Não importa o “género musical de onde venha”, refere o comunicado, o importante é sobretudo “gostar da nossa música tradicional”. As candidatas devem enviar nome, idade, foto, experiência, disponibilidade e, se possível, um Mp3 e contacto para: vozcasting@gmail.com.

Esta semana, o músico que recuperou vários cordofones portugueses, tem estado a colaborar no filme “Fados” do realizador espanhol CARLOS SAURA, tendo feito arranjos de bandolim para o tema “Fado Tropical” que é hoje gravado em Madrid, em conjunto com CHICO BUARQUE e CARLOS DO CARMO.

A Lusa refere ainda que JÚLIO PEREIRA tem estado a desenvolver uma mapa ilustrado de Portugal na internet, desenhado por Henrique Cayatte, com referências à nossa etnografia musical portuguesa, que recupera desenhos publicados há cerca de 20 anos, na capa do álbum “Miradouro”. O projecto deverá estar pronto no final do ano (cuja primeira versão é já possível consultar na página da Internet do músico), conta com a colaboração do Instituto Camões e é dirigido sobretudo para o público escolar em Portugal e no estrangeiro. Os textos de João Luís Oliva explicam o que são os Zés Pereiras, o que é a dança fandango e o canto de trabalho leva-leva.

Júlio Pereira irá interpretar músicas típicas de todas as regiões de Portugal continental, com os temas a serem disponibilizados para audição no futuro site do mapa.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend