Notícias

CHIRGILCHIN em Lisboa, Leiria, Braga e Coimbra

Onde, exactamente, fica Tuva? Chirgilchin, mestres absolutos da sofisticada arte do Throat Singing, apresentam-se de novo em Portugal. Após um concerto avassalador, no Verão passado em Montemor-o-Velho, como convidados da conceituada artista multimédia norte-americana Laurie Anderson, o ensemble de Tuva realiza uma série de espectáculos no nosso país.

Arte ancestral, mágica e repleta de enigmas e mistérios, o throat singing de Tuva representa uma das mais fascinantes formas musicais em vias de extinção. Baseando a sua arte numa sofisticada técnica em que são explorados os harmónicos vocais, manipulando volume e timbre com a posição da boca e da lingua, os representantes desta arte causaram grande impacto no Ocidente pela espectacularidade das suas actuações.

Os Chirgilchin praticam cinco variantes diferentes do throat singing (entre os quais, o mais célebre khoomei), que é, numa análise genérica, uma forma de canto tradicional que se desmultiplica em várias tonalidades vocais (algumas delas meramente apoiadas em vogais) que vão além do nosso imaginário convencional. A sua música de montanha de efeitos etéreos, com semelhanças com a música mongol e até com os cantos budistas tibetanos, é um mistério que só agora começa a ser desvendado entre nós.

Com a queda da União Soviética em 1991, a música ancestral da isolada República russa de Tuva (situada na Ásia Central, entre a Mongólia e a Sibéria) recuperou a margem de progressão e a antiga identidade, e hoje as digressões mundiais de diversos grupos da musicalmente fértil cidade de Kyzyl (a capital de Tuva) são comuns. Dessa vaga, os multi-premiados Chirgilchin são o nome mais emergente.

22 de Fevereiro | Cinema São Jorge | Lisboa
23 de Fevereiro | Teatro José Lúcio da Silva | Leiria
24 de Fevereiro | Theatro Circo | Braga
26 de Fevereiro | TAGV | Coimbra

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend