O quarteto vocal feminino MOÇOILAS que, ao longo do seu percurso de uma dúzia de anos, sempre se caracterizou por resgatar do esquecimento a tradição vocal da serra algarvia do Caldeirão, actua hoje em Sesimbra, no espaço Atlântico, pelas 21h30. Neste espectáculo, inserido nas comemorações do dia Internacional da Mulher, TERESA COLAÇO, TERESA MUGE, MARGARIDA GUERREIRO e ANA MARIA PALMA passam a pente fino as canções do álbum “Qu’é Que Tens a Ver Com Isso?” (ed. Ocarina de 2006). Álbum que alarga e espectro geográfico destas algarvias, que para além de temas recolhidos nas serras algarvias, interpretam também modas populares da Madeira e do Alentejo, para além de canções escritas pela própria TERESA MUGE, bem como por alguns dos grandes cantautores da MPP: JOSÉ MÁRIO BRANCO (“Cantiga Sem Maneiras”), JOSÉ AFONSO (“Ti Alves”), SÉRGIO GODINHO (“Parto Sem Dor”), AMÉLIA MUGE (“Tá Dito”).
Para mais informações, visitem o site recentemente inaugurado, www.mocoilas.com e oiça-nas no My Space.
Concertos
MOÇOILAS | Sesimbra
Previous ArticleCHIRGILCHIN em Lisboa, Leiria, Braga e Coimbra
têm a certeza que é em sesimbra. e onde fica o espaço Atlantico.
Olá,
penso que fica na Galeria arte e mar, na rua 25 de Abril, 9c
ESTREIA-DEBATE NO CINE-TEATRO MUNICIPAL JOÃO MOTA
O FILME PORTUGUÊS
“WAITING FOR EUROPE”
VAI ESTREAR EM SESIMBRA
A 16 DE JUNHO,
PELAS 21.00 Horas
COM A PRESENÇA DA REALIZADORA CHRISTINE REEH
O filme português “Waiting for Europe”, realizado por Christine Reeh e produzido pela C.R.I.M Produções, vai ter uma estreia-debate, com a presença da realizadora, em Sesimbra, no Cine-Teatro Municipal João Mota, dia 16 de Junho, ás 21.00 horas, com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra.
Participam no painel-debate, para além da realizadora Christine Reeh, o Dr. Rui Marques, Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, a Dra. Inês Fontinha, Secretária Geral do Ninho, a Dra. Eva Bacelar, da Procuradoria Geral da República e Presidente da Secção Portuguesa do Congresso dos Antigos Funcionários da União Europeia, a Dra. Marina Kolarova, da Associação Portugal-Bulgari, o Prof. Jorge Malheiros, da Faculdade de Letras de Lisboa e a Dra. Maria Cristina Santinho, do ISCTE.
A C.R.I.M Produções, abriu um concurso de crítica ao filme, aberto a estudantes do ensino secundário e superior, e o Banco Espirito Santo, abriu um concurso de crítica ao filme, para imigrantes.
“Waiting for Europe” (À Espera da Europa”), ganhou o Best International Documentary no Festival “The New York International Independent Film and Video Festival” (apresentação de Los Angeles) e está seleccionado para a competição em Nova Iorque, em Julho, e, também para a competição do European Documentary Film Contest (Huesca).
O filme rodado em Lisboa, Alcalá de Henares, Sofia e Blavoegrado, acompanhou durante dois anos, Vânia, uma imigrante do leste europeu em Portugal e Espanha. Trata-se de um retrato intimista sobre a imigração feminina.
“Waiting for Europe”, rodado em três países, Portugal, Espanha e Bulgária, foi produzido com o apoio do Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimedia (ICAM), da RTP, do Ministério da Cultura, dos Médicos do Mundo, da Universidade de Alcalá de Henares , da Universidade Fernando Pessoa, da Câmara Municipal de Blavoegrado, do Instituto de Cinema Búlgaro, da PROFILM (Bulgária) e da Associação Aibebalcan em Espanha.
O ACIME (Alto Comissariado para a imigração e Minorias Étnicas), o Banco BES (www.bes.pt /novos residentes), a Federação Portuguesa dos Cineclubes, Associação Bulgari, e as câmaras municipais, colaboram nas estreias-debate a realizar em Portugal.
A Universidade de Alcalá de Henares, vai promover um conjunto de estreias-debate do “Waiting for Europe, em colaboração com outras Universidades espanholas.
As últimas estreias-debate do filme, foram realizadas, no Auditório da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Centro de Estudos de Migrações e Minorias Étnicas) a 3 de Maio, em Monção a 27 de Abril, em Vila Real de Santo António, no Centro Cultural António Aleixo, a 26 de Maio.
O filme foi ainda estreado no Luxemburgo, a 8 de Maio, na Cinemateca de Luxemburgo, numa iniciativa conjunta da ASTI (Association de Soutien aux Travailleurs Immigrés) e da Cidade de Luxemburgo, com o apoio das duas centrais sindicais, da Associação de Amigos do 25 de Abril e ainda de associações de imigrantes portuguesas e búlgaras.
A revista “Cinema” da Federação Portuguesa dos Cineclubes, na sua edição Abril-Junho, nº37, publica um dossier sobre o “Waiting for Europe”, que inclui uma entrevista a Christine Reeh, um artigo de André Martins, uma critica de Marta Mikolajczak, filmóloga polaca e um texto crítico de Paulo Duarte Teixeira, Presidente da Associação Jurídica do Porto e Magistrado Judicial. Na capa, Christine Reeh.
C.R.I.M Produções
Telf./Fax.218463284
Tm.918719003
crimproductions@netcabo.pt
Já agora, as MOÇOILAS regressam ao concelho de Sesimbra. Vão às festas da Quinta do Conde conjuntamente com Filipa Pais no dia 9 de junho.
Olá,
Quem puder ir, vá mesmo ouvir as Moçoilas porque são mesmo boas! Um delas foi minha prof. e antes deste, teve outro projecto musical (Bandanoia) muito cool também… A Teresa Muge (irmã da Amelia Muge) é fantástica! Boa voz e boa compositora, embora eu ache que elas apresentam só musicas de recolha oral… Bons tempos aqueles na Rua do Crime em Faro, já lá vão uns anos…