Radio

Terra Pura 14Out09: Folk à moda do Porto

Mandrágora

Emissão especial Terra Pura com uma hora de folk à moda do Porto, para ser transmitido na Rádio Futura do FuturePlaces 2009, festival de media digital que se realiza na invicta entre os dias 13 e 17 de outubro.

E porque o Porto tem sido a terra mais fértil do nosso país para o crescimento de inúmeros projectos de música tradicional portuguesa e contagiada por sonoridades do norte do Atlântico, dedicamos esta emissão ao passado, presente e futuro da folk que se faz à beira da foz do rio Douro.

Vai de Roda e Toque de Caixa

Nada melhor do que iniciarmos a Terra Pura com os Vai de Roda de Manuel Tentúgal com a “Minha Roda’ stá Parada – Quadrilha Mandada”, do álbum homónimo de 1983. Tempos áureos de descobertas de sonoridades intercélticas na invicta e da afirmação de verdadeiras instituições da folk nacional como também os Toque de Caixa que, apesar de terem editado apenas o seu primeiro e único disco em 1993, devem voltar a lançar novo álbum em breve, 15 anos após a edição de “Histórias do Som”.

Jig

Falar-se de folk no Porto é falar, sobretudo, no Intercéltico e em música tradicional irlandesa. Foi nesse contexto que surgiram os Jig de boa memória constituídos por Arlindo Silva, Manuel Salsedas, Alfredo Teixeira, Isabel Leal, Manuel Apolinário, Carlos Adolfo e Quiné (como convidado) e que, infelizmente, gravaram apenas o álbum de estreia em 1992 repleto de temas clássicos da folk «celta», como “I’m a Man You Don’t Meet Everyday” que os Pogues imortalizaram.

E ainda…

Frei Fado del Rei, Roldana Folk, Lumen, Mu, Bando do Rei Pescador, Mandrágora, Pé na Terra, 3 Marias, Segue-me à Capela, Comvinha Tradicional e Deu La Deu.

Rádio Zero – Segunda a Sexta-feira, entre as 18h às 19h. Repete no dia seguinte entre as 8h e as 9h da manhã.

Rádio Universitária do Minho – Terças-feiras, às 21h

Miróbriga – Domingos, entre as 21h e as 23h

Previous ArticleNext Article

9 Comments

  1. Olá
    Está bem que não sou “croma” em folk, mas conheço todos os grupos que o Luis aqui pôs, alguns já vi ao vivo, outros tenho cd’s, outros vi o myspace. Ok, Comvinha, só conheço de nome…

    Mas desculpem lá: quem são os Arrefole?

    Beijinhos

    Boas Terra Luis

    1. Vi os Comvinha Tradicional, em Arouca à dias, na feira das colheitas, não os conhecia de lado nenhum e confesso que são uma agradável surpresa.
      Estava à espera de outra coisa, tocam mesmo bem, digo isto porque sou suspeita, ando nas mesmas lides e é raro ver grupos assim.

  2. Olá, de facto o Porto é uma nação. Infelizmente, os 757685768576857 projectos de folk e afins não cabem em apenas uma hora de emissão. Além de Arrefole, tive também pena de não ter podido passar Andarilhos, Chamaste-me ó, Le Partisan, Foge Foge Bandido, Old Jerusalem, Lufa Lufa, Partizan, OliveTree, Galandum Galundaina (apesar de serem de Fonte de Aldeia os seus membros viveram no porto durante vários anos), Bailenda, Bailebúrdia, Trovas de Amigo, Semente e tantos outros. Fica a promessa de a Terra Pura regressar em breve à Invicta…

    Amália, acho que é preciso criar uma petição para obrigar a Comvinha Tradicional a enfiar-se num estúdio durante um mês para gravar “o” disco. Esta conversa já vem de há três ou quatro anos (esta e a do novo disco dos Realejo de Coimbra que não há meio de sair). É pena…

  3. lololol os Arrefole são um grupo já com uns aninhos 🙂
    Pessoalmente gosto da sonoridade deles! Limpa é palavra que me ocorre!
    Gosto tanto deles como das Xaile(embora sejam diferentes), embora estas últimas sejam talvez mais conhecidas… Luis diz-me se estou errada!?
    E agora é só ouvir

    1. Olá Duda,

      Sim, os Arrefole já têm uns aninhos valentes. Sofrem do mesmo mal de inúmeras bandas folk do norte do país e que originou uma recente petição do Emiliano Toste (curiosamente, o editor dos Arrefole): falta de divulgação na rádio e nos restantes meios.

      Os Xaile apresentam uma proposta mais pop e são editados por uma editora multinacional (Universal). Tiveram, talvez por isso, muito mais «airplay» na rádio, na televisão e em alguma imprensa. Já pisaram o palco do CCB (se bem que foi o Pequeno Auditório). Mas, ultimamente, tirando o facto de terem ido ao festival de Santulhao em Agosto passado, não tenho tido notícias deles.

      bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend