Depois de confirmar a presença de Femi Kuti (um dos filhos de um dos pais do afrobeat, Fela Kuti), o Festival MED garante o regresso a Portugal de Vieux Farka Touré, rebento mais novo daquele que foi a grande figura dos blues do deserto africano: Ali Farka Touré.
O programa do Festival MED que se realiza, como sempre na Zona antiga da cidade de Loulé, este ano entre os dias 23 e 26 de Junho, está a ficar enorme em número de participantes e, sobretudo, em qualidade artística.
À dúzia de nomes já referenciada neste espaço, juntam-se agora o exímio guitarrista e compositor maliano Vieux Farka Touré, o DJ e produtor turco (residente no Canadá) Mercan Dede & The Secret Tribe (que já passou pelos Sons do Atlântico de Porshes / Lagoa) e os canadianos King Khan & The Shrines.
O extenso contingente português é reforçado com os nomes do açoriano Zeca Medeiros, o projecto 3 Pianos de Bernardo Sassetti, Mário Laginha e Pedro Burmester, o duo alentejano Virgem Suta, e os colectivos Orelha Negra e Andersen Molière.
Até ao momento, o alinhamento do Festival MED 2010 é:
Quarta-feira, dia 23 de Junho
- Amparo Sánchez
- Femi Kuti & The Positive Force
- Vieux Farka Touré
- Zeca Medeiros
- Macacos do Chinês
Quinta-feira, dia 24 de Junho
- King Khan & The Shrines
- Cacique 97
- Mazgani
- Andersen Molière
Sexta-feira, dia 25 de Junho
- Orchestra Baobab
- Watcha Clan
- 3 Pianos
- Anaquim
- Galandum Galundaina
- The Legendary Tiger Man
Sábado, dia 26 de Junho
- Mercan Dede & The Secret Tribe
- Boom Pam
- Virgem Suta
- René Aubry
- Orelha Negra
- Diabo na Cruz