A Câmara Municipal de Sines entidade organizadora do FMM Sines acaba de informar o cancelamento das actividades no palco de Porto Covo.
De acordo com o comunicado oficial, «a decisão tem como efeito imediato o avanço do início do festival para 28 de Julho, quarta-feira, em Sines, passando as datas do evento a ser 28, 29, 30 e 31 de Julho.
Esta alteração não afecta os concertos já anunciados para o Castelo e a Av. Vasco da Gama.
O cancelamento do palco de Porto Covo e, em paralelo, a introdução de medidas de gestão para tornar mais eficiente a realização do evento em Sines, inserem-se num plano de contenção de custos da autarquia motivado pela quebra de receitas agravada pela crise nacional e internacional que atinge actualmente um momento de especial gravidade.
A organização procurou uma solução que garantisse o cumprimento das datas e do modelo inicialmente anunciado, mas tal não se mostrou possível no seu actual quadro financeiro.
Nesta conjuntura, o esforço foi direccionado para diminuir os custos inerentes à dispersão de palcos e à longa duração, eliminar as despesas de produção que não afectam o resultado artístico e concentrar os meios no essencial: um programa que, embora mais curto, terá no seu alinhamento de concertos toda a qualidade e impacto positivo a que o público do FMM está habituado.
A Câmara Municipal de Sines pede a devida compreensão a todos e em particular aos participantes no festival em Porto Covo, assim como à população e comerciantes da freguesia, tendo em conta as suas expectativas.»
Apesar de já termos aqui referido mais de duas dezenas de nomes que iriam integrar o FMM Sines deste ano, alguns deles anunciados oficialmente, outros enumerados na página de publicidade ao festival publicada na edição de Junho da revista britânica fROOTS, resta-nos agora saber qual o programa defitivo. Entre os nomes que já estavam alinhados para os quatro últimos dias e outros que foram deslocados para a data definitiva do festival, esta edição deverá contar para já com Staff Benda Bilili, dos The Mekons (Reino Unido), Lola Montoya (Espanha), Guadi Galego (Galiza), Yasmin Levy (Israel), 34 Puñaladas (Argentina), Céu (Brasil), Novalima (Peru), Las Rubias del Norte (EUA), Grupo Fantasma (EUA) e Forro in the Dark (Brasil).