Discos

LILA DOWNS: NA LINHA DA MORTE

LILA DOWNS: NA LINHA DA MORTE

Nasceu no outro lado da fronteira. No lado de l� da linha. Lugar que maioria dos mexicanos deseja alcan�ar. A raz�o pela qual muitos deles perderam a vida.

Filha de um professor de arte e pintor norte-americano e de uma ind�gena mexicana de etnia Mixteca, Lila Downs � uma esp�cie de Manu Chao no feminino. Antes da gl�ria de �Burn It Blue�, tema gravado em dueto com Caetano veloso para a banda sonora do filme �Frida�, editou o �lbum �La Linea� (o seu terceiro disco).

Mais um manifesto anti-globaliza��o, �La Linea� p�e a n� a pol�tica econ�mica global da NAFTA, a imigra��o prec�ria num mundo de (apenas e s�) livre circula��o de bens financeiros e as situa��es desumanas que se vivem em solo mexicano. Aborda as quest�es da explora��o do trabalho feminino nas �maquiladoras�, a falta de direitos civis dos mais de 10 milh�es de ind�genas que a� vivem, o infort�nio daqueles que pagam com a vida o facto de tentarem passar a fronteira entre o M�xico e os EUA.

Al�m de um discurso inflamado pela defesa dos pobres e exclu�dos, Lila Downs exibe uma abrang�ncia sonora not�vel, centrada sobretudo no universo latino-americano. Sem nunca esquecer as suas ra�zes �ndias � ela pr�pria veste-se a rigor e vive numa comunidade mixteca � Lila Downs, ora exibe a sensualidade serena de excelsas vozes hispano-americanas como Susana Baca e Toto La Momposina, ora revela o seu lado negro de trag�dia e dramatismo inspirado em Lhasa, ao qual n�o falta a refer�ncia � lenda de �La Llorona�.

Entre arranjos jazz e pop t�o sofisticados como aqueles que moldam �Eco de Sombras� de Baca, Lila Downs apresenta v�rias facetas em �La Linea�. A cl�ssica, r�gida e s�bria, centrada na cultura popular mexicana, em cumbias e boleros. E a experimentalista e irreverente, ironizando a m� sorte daqueles que tentam passar a linha com rancheras (�El Bracero Fracasado�), decompondo o intervencionismo de Woody Guthrie, revestindo todo o dramatismo das suas palavras com ritmos de hip hop e reggae, dando uma leitura afro-cubana – num jeito semelhante ao dos norte-americanos Pink Martini – a �Perhaps, Perhaps, Perhaps�. Uma obra t�o interessante, quanto desequilibrada.

Lila Downs estar� em Portugal, no pr�ximo s�bado, dia 19 de Julho, para abrir o ciclo �Noites no Pal�cio� (Jardins do Pal�cio de Cristal, Porto). A 25 do corrente m�s, apresenta-se no festival �Tom de Festa (em Tondela)

Previous ArticleNext Article

3 Comments

  1. Tudo o que tenha a ver com Lila Downs, Susana Baca, Chavela Vargas, Violeta Parra, Athaualpa Yupanqui e os que se lhes assemelharem, me interessa.Obrigada pelas preciosas informa

  2. Assisti essa semana um show pela Tv Cultura, adorei, principalmente por ela trabalhar fazendo o resgate de can

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend