A Praça das Eiras, em Macedo de Cavaleiros, recebe nos dias 3 e 4 de Setembro o XI Festival Internacional de Música Tradicional. Dois dias com seis concertos e muita animação fora dos palcos.
As arruadas musicais contam este ano com a presença dos Tambores Africanos, Gaiteiros do Nordeste a quem se juntam elementos do Mira Bornes, Pauliteiros de Salselas, Fanfarra de Vale da Porca, Toca a Bombar, Rancho da Casa do Povo, Caretos de Podence, Banda de Latos de Bagueixe e Bombos de Ala. Além de percorrerem as ruas da cidade, também actuarão no recinto da Praça das Eiras.
O cartaz principal será preenchido, na primeira noite (dia 3 de Setembro) com o Grupo de Cantares da Casa do Professor de Macedo de Cavaleiros que reproduz muitas das músicas tradicionais da região; a Orquestina del Fabirol de Aragão, Espanha; e os Pé na Terra. Um dos projectos que mais tem tocado nos festivais de música tradicional a norte do Mondego e que editou recentemente um EP (“13”) de audição obrigatória.
No segundo e último dia (4 de Setembro) o cartaz é preenchido com o grupo Os Pândegos, da Associação Desportiva e Recreativa das Arcas; os ritmos africanos dos senegaleses residentes em Espanha Ekalama; e a instituição minhota Raízes que conta com já trinta anos de existência.
Neste mesmo fim-de-semana, decorre em paralelo a segunda edição da Feira de Artesanato Urbano.