Festivais

Extravanca! recupera danças algarvias no Arraiais do Mundo

Extravanca!
Extravanca!
Extravanca!

Danças tradicionais europeias, oficinas de canto e dança algarvias e concertos – bailes, são o convite à participação nos Arraiais do Mundo em Tavira, de 3 a 5 de Setembro. Uma organização da Associação PédeXumbo, em colaboração com a Câmara Municipal de Tavira.

Durante três dias, numa programação que coloca um ênfase especial nas tradições portuguesas, o FOLE estará em destaque no cartaz nocturno, em todos os seus estados: Concertina, Acordeão e Bandoneão.

Na Sexta-feira, dia 3 de Setembro, pelas 18h30, o evento inicia-se com a Oficina de Danças Tradicionais Europeias, orientada por Alexandre Matias, no Jardim do Coreto, e, pelas 22 horas, a concertina sobe ao palco da Praça da República pelo grupo lisboeta Fol&Ar.

No Sábado, dia 4 de Setembro, às 10h30 terá lugar a Oficina de Cante do Algarve, com Os Velhos da Torre, no Palácio da Galeria. Pelas 15 horas, decorre a actividade “O Património Cultural Imaterial: Encontro para a constituição de um Arquivo de Dança”, com Lia Marchi, na Sede Clube de Tavira, e às 18h30 no Jardim do Coreto a Oficina de Danças do Algarve, com Alexandre Matias.

Na Praça da República, pelas 22h00, será apresentado o Concerto – Baile com Extravanca!, uma nova criação, resultado de uma Residência Artística, a decorrer em Cachopo, desde o dia 22 de Agosto até ao dia 3 de Setembro, dedicada à recuperação do repertório tradicional algarvio, num formato contemporâneo.

Um espectáculo com o contrabaixista Pascal Seixas, os acordeonistas João Frade e Guy Giuliano, o guitarrista Anthony Jambon, o saxofonista Romain Cuoq, e o baterista Simon Valmort, que promete uma noite com muitas surpresas, onde o acordeão é o protagonista.

No Domingo, dia 5 de Setembro, pelas 18h30 decorre a Oficina de Tango, com L.E Tango Juan + Graciana, no Jardim do Coreto, e, pelas 22 horas, terá lugar o Concerto – Baile com Tangomanso Orquesta Inestable, na Praça da República, onde o Bandoneão, um instrumento de origem Alemã, embora hoje em dia mais associado à Argentina, em particular ao Tango, se destaca.

A participação nas actividades é gratuita.

Fonte: CM Tavira

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend