Festas

Ferro Gaita no arranque das Festas do Almonda

Torres Novas volta a estar em festa de 1 a 10 de julho, em mais uma edição das Festas do Almonda, com um vasto programa de espetáculos ao ar livre, a decorrer no Jardim das Rosas, e com entrada livre.

Com um programa preenchido por várias propostas artísticas e desportivas, as festas da cidade são cada vez mais um evento de referência na região atraindo milhares de pessoas do concelho de Torres Novas e dos concelhos limítrofes, sobretudo desde que se realizam no amplo espaço do Jardim das Rosas, na margem do Rio Almonda, que lhes dá o nome.

O programa arranca com o funaná, batuque, tabanka e finaçom dos cabo-verdianos Ferro Gaita, prosseguindo com o XXII Intercâmbio Cultural de freguesias de Salvador / S. Salvador, com a participação de grupos de Beja, Guimarães, Ílhavo, Santarém, Serpa e Torres Novas.

A noite de 2 de Julho será preenchida com o XXXIII Festival de Folclore de Torres Novas, com a presença de ranchos folclóricos de Torres Novas, Briteiros, Paleão e Vale de Domingos, seguindo-se a actuação de Pedro Tochas.

Dia 3, o programa começa com o espectáculo de dança “A Casa”, de Aldara Bizarro. À noite, actuam os Real Combo Lisbonense, grupo que recupera o estilo e o reportório das orquestras e conjuntos de baile dos anos 50 e 60. Dia 4 actuam M-Pex, projecto que alia a guitarra portuguesa à música electrónica, e Cosie Cherie, que juntou a portuguesa Tânia Carvalho e o holandês Job Leijh.

Os Old Jerusalém, que alia a música alternativa à folclórica e à popular, atuam dia 4 à noite, estando agendado para o dia seguinte os Toques do Caramulo. A noite de dia 7 é para a banda de Abrantes The Kaviar, vencedor do Optimus Live Act, sendo o dia seguinte dedicado ao jazz, com a actuação de Luísa Sobral.

No penúltimo dia das festas, o trio indie A Jigsaw junta-se aos já conhecidos Peixe: Avião. Dia 10 é apresentado o espectáculo resultante do estágio para jovens instrumentistas torrejanos, que decorre entre os dias 6 e 10.

A noite começa com os sons do Brasil trazidos a Torres Novas pelo DJ Tudo e Sua Gente de Todo o Lugar e termina com uma tertúlia de fado de Coimbra, antes do fogo-de-artifício final.

Um workshop de teatro no âmbito do projecto “Na Rua”, do Teatro Útero, actividades desportivas, gastronomia, tasquinhas e actuação de DJs, todas as noites depois dos espectáculos, completam o programa das festas.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend