Notícias

Músicas do mundo invadem centro histórico de Faro no Festival Adentro

Há mais um festival de músicas do mundo no Algarve. Os responsáveis Ecofest (a Blind Note) que se realizou este ano em Monchique organizam, nos dias 2 e 3 de Setembro,  1ª edição do Festival Adentro nos claustros do museu municipal e no Largo Afonso III, na cidade velha em Faro. 

Os espanhóis La Selva Sur (que prometem fazer o pleno dos festivais de músicas do mundo que se realizam no Algarve) e os colombianos La Chiva Gantiva (nova coqueluche da editora belga Crammed Discs que também passa pela edição deste ano da Festa do Avante) constituem-se como as principais atracções deste festival de entrada gratuita.

Na edição online do diário algarvio Região Sul, e possível ler que «a ampla programação inclui várias atividades a acontecer entre as 19:00 horas e as 2:00, entre as quais a Feira de Artesanato Contemporâneo e produtos reciclados, sessões de contos com os Piratas de Alexandria e a Orquestra de Ritmo do Algarve.

O festival arranca com os italianos Anónima Nuvolari, nos claustros do museu, dia 2 de setembro, às 22:00. A atuação deste grupo constituído por cinco italianos a residirem em Portugal caracteriza-se pela boa disposição e pelo gosto comum de divulgar a herança musical italiana que resulta num “cabaret musical”, criando um ambiente amigável e relaxante.

Às 23:00, entram em ação, e pela primeira vez em Portugal, no palco Afonso III, os colombianos La Chiva Gantiva. Este grupo radicado em Bruxelas tem sido amplamente elogiado pela crítica, estando o seu último trabalho a ser produzido pelo produtor Richard Blair, que trabalhou com Peter Gabriel.

Os La Chiva Gantiva misturam os ritmos da cumbia e da salsa com outros ritmos quentes menos conhecidos como a champeta, chirimia e mapalé, utilizando instrumentos tradicionais como a tambura, o alegre e maracones, incorporando nas suas canções um pouco de funk, jazz, afro beat e rock.

No sábado, pelas 22:00, os claustros do Museu recebem a maior revelação de 2011 do atual panorama musical português, Frankie Chavez, cuja música conjuga diferentes tipos de sonoridades, refletindo as influências musicais que ficam das suas viagens.

O resultado é um blues/folk composto por ambientes limpos e por outros mais crus e psicadélicos, identificando-se diferentes influências musicais, como Robert Johnson, Jimi Hendrix, Kelly Joe Phelps e Ry Cooder, sem encontrar um termo certo para a definir.

Os espanhóis La Selva Sur fecham o festival às 23:00, no palco do Largo Afonso III, com a apresentação do seu 1.º CD, «La Gran Orquesta Kamástronica de la Zanfoña Galáctica».

A atuação propõe uma viagem por Havana, New Orleans, Londres, Belgrado, Bucareste e Jerez, um concerto de festa ao ritmo do swing, reggae, ska, salsa, rap e tudo o que mais se possa imaginar.

Os DJ Pargana e NoWay DJ completam o programa do festival.»

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend