Festivais

Extravanca dá novas asas à música algarvia no Arraiais do Mundo

A Associação PédeXumbo em parceria com a Câmara Municipal de Tavira realiza, nos próximos dias 3 e 4 de Setembro, mais uma edição do Arraiais do Mundo. Extravanca! e Dancing Strings  encabeçam o cartaz musical que inclui igualmente a projecção o filme “Sinfonia Imaterial” de Tiago Pereira e a série documental “Povo Que Canta” de Michel Giacometti. 

De acordo com a organização, o  «Arraiais do mundo é  um momento de questionamento sobre a cultura popular: música, dança e cinema que retratam tradições do Algarve, enquadrando-as no mundo. Pretendemos divulgar a noção de Património Cultural Imaterial e o trabalho que está a ser efectuado em todo o mundo após os incentivos da UNESCO para a sua preservação.

Durante três dias em Tavira, estão  programados oficinas de dança, apresentação de filmes e concertos – bailes.

Programação: Extravanca (França/Portugal) – Dancing Strings (Portugal) – Sinfonia Imaterial (Portugal) – O Povo que Canta (Portugal).

O Festival Arraiais do Mundo é organizado pela Associação PédeXumbo em parceria com a Câmara Municipal de Tavira. É co-financiado pelo Algarve 21, QREN, União Europeia – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

PROGRAMAÇÃO

 

EXTRAVANCA | Sábado 3 de Setembro – 22 horas | Praça da Republica, Tavira.

 

Extravanca! apresenta acordeões com uma enorme maleabilidade, fazendo-os dançar ao som do corridinho, da estravanca, do baile  mandado, das danças de roda, tudo com um cheirinho de jazz.

Trabalhando o património musical e coreográfico de uma terra entre o mar e as montanhas, rica em influências cosmopolitas (lusas, gregas, romanas, árabes), o grupo francês Dites 34, o acordeonista português João Frade, o coreografo António Tavares e a bailarina Inês Campos Melo apresentam  EXTRAVANCA!, uma leitura contemporânea das danças tradicionais do Algarve.

http://www.myspace.com/extravanca

Músicos – Dites 34 http://www.myspace.com/dites34 Anthony Jambon – guitarra; Guy Giuliano – acordeão;  Pascal Seixas – Contrabaixo; Romain Cuoq – saxofone soprano; Ken Passouramin – percussões;

João Frade – acordeão http://www.myspace.com/joaofradetrio

Bailarinos: António Tavares e Inês Campo Melo

 

DANCING STRINGS | Domingo 4 de Setembro – 22 horas | Praça da Republica, Tavira.

Dancing Strings permite questionar as diferenças que foram institucionalizadas entre cultura popular e arte no Século XX, juntando o requinte da música clássica com a alegria da música tradicional para baile.

Os Dancing Strings embalam ao som vibrante e dinâmico dos instrumentos acústicos, envolvendo-nos numa dança de timbres e ritmos com as suas melodias originais de mazurkas intimistas, valsas assimétricas, bourrées estonteantes, círculos swingados, polskas poderosas e muitas outras danças de origem europeia.

http://www.myspace.com/thedancingstrings

Músicos: Denys Stetsenko – violino; Luis Peixoto – bouzouki; Hugo Fernandes – violoncelo; Baltazar Molina – cajon e percussões;

Monitora de dança: Marina Vasques.

 

SINFONIA IMATERIAL de Tiago Pereira (INATEL) | Sexta-feira 2 de Setembro 2011 – 17 horas | Biblioteca Municipal, Tavira.

Sinfonia Imaterial não pretende ser uma recolha exaustiva das práticas musicais e orais, mas antes um olhar diferente sobre a tradição e a etnografia. Os planos fixos da realização de Tiago Pereira tentam criar uma relação de proximidade entre o espectador e o artista, procurando gerar surpresa através de uma montagem que emparelha fragmentos de actuações de músicos  oriundos de vários regiões portuguesas. O objectivo é, segundo o realizador, “gerar uma experiência cinematográfica completamente distinta de um documentário etnográfico”.

Trailer: http://vimeo.com/23687683

 

O POVO QUE CANTA de Michel Giacometti (RTP/TRADSIOM/O Publico) | Sábado 3 e Domingo 4 de Setembro – 21h15 | Praça da Republica, Tavira.

Os trabalhos de recolha de Michel Giacometti desenvolvidos em território nacional a partir da década de 60 permitiram o registo e a preservação do imaginário rural português, tantas vezes mais duro e árduo do que romântico. Beleza é o primeiro sentimento que podemos vivenciar mais profunda essência e tradição. As imagens e sons capturados pelo etnomusicólogo francês são no mínimo arrepiantes, permitindo-nos conhecer a força, o carácter, a fibra, o espírito e vivências mais genuínas do povo português.

Programa da RTP 1970-72

Edição DVD 2011 Coordenação: Paulo Lima

Edição:Tradisom/RTP/Jornal “Público”

 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA: EXTRAVANCA!

Música do mundo, jazz, dança tradicional, dança contemporânea

29 de Agosto – 3 de Setembro | Auditório da Casa Paroquial de Cachopo, Tavira.

Extravanca é o resultado de uma residência artística que teve início em 2010. Tratou-se num primeiro momento da música tradicional algarvia com o grupo Dites 34 e o acordeonista algarvio João Frade.  http://www.myspace.com/extravanca

Este ano, o coreografo António Tavares (Opera Crioulo, Jus Soli,  SOBREtudo, Fou-Naná) e a bailarina Inês Melo Campos juntam-se para trabalhar as próprias coreografias das danças algarvias, como os corridinhos, bailes de roda, estravanca ou baile mandado.

Extravanca dá novas asas à música algarvia para dança. Entre performance, concerto e baile, todos encontrarão uma dança à sua medida.

Resultado da primeira parte da residência: http://www.youtube.com/watch?v=yyZ_j1GjuP0

Estreia no Sábado 3 de Setembro as 22 horas na Praça da Republica, Tavira.»

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend