Não, não são gauleses nem valões de Liège munidos de cobradores de fraque que irão cercar o Porto durante este fim-de-semana (sexta 28 e sábado 29). A Invicta (e não a agremiação futebolística local) volta a receber no mítico Teatro do Rivoli mais um festival de música tradicional europeia de inspiração «celta».
A primeira edição do Porto Celtic Fest, organizado pela JAHAS Academia de Artes Rockschool, apresenta um cardápio composto pelos habituais espectáculos de auditório (North Atlantic Trio, Martin Tourish Band, Jig, Blend e Brigada Victor Jara) oficinas gratuitas e jam sessions no final de ambas as noites. Os bilhetes diários custam 12€.
O programa pode ser consultado no site do festival em http://portocelticfest.com.
Programa:
Sexta, 28 de Outubro
18h – Workshop
21h30: JIG + Blend
Os Jig formaram-se no Porto em 1988 e foram a primeira banda de música tradicional irlandesa e escocesa em Portugal. Originalmente um quinteto, lançou um álbum, “Jig” em 1990. Actuaram por todo o país notavelmente Festival Intercéltico do Porto no Campo Pequeno em 1991. Reunem-se uma vez de novo para o Porto Celtic Fest.
O trio Blend foi formado em 2010 com o objectivo de reinterpretar o repertório tradicional irlandês através da fusão dos distintos percursos musicais de cada um dos músicos: jazz, rock e tradicional irlandês.
Tendo como ponto de partida a riqueza melódica e formato de combinatória de temas da tradição musical irlandesa, o trio orienta a sua produção em torno de longas sequências sonoras alternando entre os temas standard e o improviso. Daqui resulta a criação de narrativas musicais únicas a cada performance.
Abel Andrade no Bodhràn e acordeão diatónico, Francisco Rua na guitarra DADGAD e João Valente no violino.
23h: Martin Tourish Band
A Martin Tourish Band resulta da união de cinco conhecidos músicos irlandeses:
Martin Tourish : natural do condado do Donegal e actualmente baseado em Dublin, acordeonista, compositor, prémio jovem músico do ano 2008 pela Televisão Irlandesa. Lançou o Album “Clan Rannald” em 2005 e grava no presente um album duplo, “Exegesis”.
Eoghan Neff : violinista multi-facetado natural de Cork e baseado em Madrid, colabora em vários tipos de projectos (Anxo Lorenzo Band, Assembly Point …) . Lançou em 2003 “Each other’s shadow”, “Amalgamare” (2009), “Assembly Pont” (2011).
00h30: Jam session
Sábado, 29 de Outubro
18h: Workshop
21h30: Brigada Victor Jara
A Brigada Victor Jara nasceu em Coimbra em 1975, após o 25 de Abril, para o qual e após o qual, a música popular e a música de intervenção com raízes tradicionais tiveram um papel importante.
A banda chamou-se assim em memória do cantor chileno com o mesmo nome, morto pelos militares após o golpe de Pinochet, no Chile, em 1973.
Ao longo dos anos, os membros da Brigada recolheram músicas de todas as regiões portuguesas e os seus concertos reflectem esta diversidade com canções mais ritmadas do norte, belas harmonias do Alentejo e até influências do estrangeiro trazidas por emigrantes de lugares tão contrastantes como o Norte de África e a Escócia.
23h: North Atlantic Trio
Denominada como “uma americana que toca harpa num registo escocês, com um escocês que toca dobro num registo americano, com um irlandês na percussão”, O North Atlantic Trio combina musica irlandesa, escocesa, bluegrass e norte-americana dos Apalaches, numa composição única que cruza géneros diferentes.
00h30: Jam Session