Numa altura em que celebra 30 anos de actividades, a Ronda dos Quatro Caminhos edita o álbum “Tierra Alantre”. Mais uma obra épica que sucede, onze anos depois, a “Terra de Abrigo” e que volta a unir os universos da música popular portuguesa e da clássica.
Depois de terem explorado repertório alentejano, a Ronda dos Quatro Caminhos trabalhou, em “Tierra Alantre”, peças de Tierras de Miranda, do resto de Trás-os-Montes, do Minho e da Galiza, em parceria com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e com o Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, dirigidos pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo, bem como com variadíssimos músicos convidados ligados às tradições galaico-portuguesas: Las Çarandas, Cantadeiras do Vale do Neiva, Armando Possante, Beatrix Schmidt, María Xosé Lopez, Pedro Almeida, Sara Vidal, Ricardo Santos e Xico de Carinho.
“Tierra Alantre” foi parcialmente apresentado ao vivo no Teatro São Carlos em Lisboa, há uns dias atrás, num espectáculo que incidiu sobre o repertório de “Terra de Abrigo”.
Carlos Barata e João Pedro Oliveira conduzem-nos, durante esta hora, por “Tierra Alantre”.
Terra Pura 09JUN14: Entrevista Ronda dos Quatro Caminhos
Rádio Universitária do Minho [Braga] – Terças-feiras, às 21h
Rádio Universidade de Coimbra – Segundas-feiras, às 12h
Miróbriga [Santiago do Cacém] – Domingos, entre as 21h e as 23h
Rádio Cova da Beira [Fundão] – Terças-feiras, entre as 23h e as 00h; Domingos entre as 5h e as 6h
Solar FM [Albufeira] – Sábados e Domingos, entre as 09h e as 10h