Nos mesmos dias (1 a 4 de Maio) em que Évora recebe mais uma edição do Tocar de Ouvido, realiza-se na localidade transmontana de Vimioso o festival Sons e Ruralidades com a organização habitual da AEPGA. Durante quatro dias, o evento que estimula sinergias “entre o património faunístico e florístico e o património cultural, material e imaterial”, apresenta um recheado e variado cardápio constituído por exposições, arraiais tradicionais, palestras, oficinas de instrumentos e de danças, actividades para crianças, visionamento de filmes, feira de artesanato, jogos tradicionais, feira, passeios e gincanas de burros e, inevitavelmente, espectáculos de jovens projectos “trad” ibéricos.
A 2 de Maio haverá danças tradicionais com os Mosca Tosca de Alexandre Matias, Vitor Cordeiro, Luísa Corte, Mário Dias e Carlos Alves e música tradicional mirandesa actualizada à luz de sons e ritmos electrónicos com os Trasgo de Manuel e Alexandre Meirinhos, Camões, Tiago Pereira e Nuno Martins.
No dia seguinte (3 de Maio), o palco principal do Sons e Ruralidades será partilhados pelos espanhóis Mayalde e pelos portugueses Pé Na Terra, projecto de Ricardo Coelho, Cristina Castro (ambos militam nos Lúmen), Tiago Soares (também percussionista dos míticos Toque de Caixa), Adérito Pinto e Hélio Ribeiro que recentemente editou o seu álbum de estreia e homónimo, através da editora Açor de Emiliano Toste.
Ainda no sábado, mas durante a tarde é lançada a revista vídeo “Folk Lore” de Tiago Pereira. Vale a pela ler o comunicado de imprensa da AEPGA sobre este novo projecto do realizador de vídeo que mantém o blog modular vídeo:
“Um realizador de vídeo guarda imagens; elas são o seu material de trabalho. Depois entretém-se com elas: corta, cola, mistura, faz andar p’rá frente, p’ra trás… A ideia é contar histórias, as dos outros e a sua. Tiago Pereira , realizador de vídeo com mais de cem horas de recolhas vídeo gravadas, decidiu dar-lhes uso, usando-as de forma livre e criativa. Se as recolhas ficarem na fita ou no computador (hoje as gavetas já pouco guardam) seremos uns monstros que comem tradições mas não as digerem, não as transformam. É urgente usar as tradições e transformá-las para que não fiquem nas barrigas dos monstros.
O resultado chama-se de tudo isto chama-se Folk – Lore Vídeo Magazine , um vídeo magazine trimestral sobre cultura popular. O primeiro sairá a 2 de Abr i l e o tema central serão as relações da dança com a Igreja. Estão convocados Benjamim Pereira, Padre Fontes, Tiago Pereira, Tia Toneca, D. Maria, Pedro Mestre e população da aldeia de Sete (em Castro Verde), senhoras de Vilar de Perdizes e Saca Sons (grupo de mulheres da Zebreira, Idanha-a-Nova). Folk – Lore Vídeo Magazine contará ainda com animações de Manuela Gandra e Inês Ramos.
Folk – Lore Vídeo Magazine estará disponível em http://modularvideo.blogspot.com, http://www.myspace.com/tiagopereira . A estreia está marcada para o dia 3 de Maio, no festival “Sons e Ruralidades” (Vimioso). “