Extra Golden + Kotalume, Lisboa
Uma das mais excitantes bandas da pop e do rock africano da actualidade actua em Lisboa, na Zé dos Bois. Deliciem-se com o noise-benga que quenianos Onyango Wuod Omari e Opiyo Bilong e os norte-americanos Ian Eagleson e Alex Minoff executam nos álbuns “Hera Ma Nono” e “Ok-Oyot System”. Na mesma noite há ainda Kotalume,«projecto de Adilson Moreno, dedicado a produções de funaná electrónico, funaná ao estilo de erro Gaita e kizomba».
Rotas e Rituais, Lisboa
Mais uma vez, o povo cigano é tema principal de um ciclo de músicas do mundo. Depois da Fanfare Ciocarlia e de algumas estrelas do leste europeu terem ontem apresentado o álbum “Queens And Kings”, o Rotas e Rituais continua hoje com os veteranos franceses Bratsch, os cigano-punk-rockers sérvios Kal e amanhã com o flamenco luminoso, intenso e aberto à musicalidade da guitarra portuguesa e do tres cubano dos sevilhanos Son de La Frontera.
Mário Lúcio, Lisboa
Depois dos Simentera, o cantautor cabo-verdiano regressa a Lisboa para nos oferecer as canções do seu terceiro álbum (acado de sair) a solo. “Badyo” é uma atlas portátil da riqueza musical das nove ilhas cabo-verdianas. Locais onde se miscigenaram ritmos e melodias de variadíssimas tribos ocidentais (mandinga, fula, balanta, etc). Para ouvir hoje na Fnac Chiado (21h) e amanhã (no Onda Jazz).
Eurofolk 08
Toques do Caramulo, Pé Na Terra e Barca dos Castiços são os três projectos nacionais que irão competir esta segunda-feira (dia 7) por um lugar na final de Málaga concurso Eurofolk destinado a jovens bandas folk europeias. No intervalo da competição, apresentam-se os italianos Damadaká (vencedores da III edição do Eurofolk) e os espanhóis Els Groulers (que ganharam em 2007 a eliminatória realizada no seu país). No dia seguinte (8 de Julho) actuam no mesmo local os conimbricenses Ginga, vencedores da edição de 2004 do Eurofolk e cujos elementos estão ligados à organização deste concurso e os irlandeses Dervish.
Festas do Almonda, Torres Novas
Mais um óptimo cartaz nas Festividades do Almonda em Torres Novas. O auditório ao ar livre dos Jardim das Rosas recebe no primeiro dia Tito Paris e Double MP (4 de Julho), o XVII Encontro de Coros do Ribatejo, (Teatro Virgínia), o XXX Festival de Folclore de Torres Novas e os Galandum Galundaina (dia 5), Pauliteiros de Miranda, a peça de teatro Escola de Mulheres e os Melech Mechaya (dia 6), Mu e Legendary Tiger Man (dia 7), Suzanne Vega e Peixe: Avião (dia 8 ) e Deolinda e Vicious Five (dia 9).
Suzanne Vega, TMG, Guarda
Um dia depois da apresentação do repertório de “Beauty And Crime” em Torres Novas, Suzanne Vega ruma à Guarda para actuar no TMG (dia 9) em formato de trio.
Encontro de Talentos Criativos, Barreiro
O Gabinete da Juventude da Câmara Municipal do Barreiro promove no parque da cidade, nas noites de sexta-feira e sábado, mais um Encontro de Talentos Criativos que «pretende ser uma mostra de novos valores no âmbito das músicas tradicionais de vários países». No dia 4 de Julho encontram-se no palco junto ao edifício do AMAC, a partir das 21h, Semente, Alfa Arrofa, Dyabara e Kumpania Algazarra. No dia cinco, Like The Man Said, Nema Problema e Farra Fanfarra completam a programação deste ETC. Paralelamente, podem visitar no mesmo local a Feira de Artesanato Contemporâneo e a Mostra de Jovens Criadores.
Festival MUSA, Carcavelos
Este é já o 10º aniversário da Fesival Musa que ocorre esta sexta-feira e sábado na Praia de Carcavelos, com uma programação dominada pelas várias ramificações do ska, reggae, mento e orientada para um público que anda diariamente com uma prancha debaixo do braço e faz da praia o seu habitat. Na primeira noite há uma banda que todos os não-surfistas não deveriam perder. Na mesma noite, outras vibrações influenciadas pelo sol da Jamaica: Innastereo, Katharsis, The Rising Sun Experience e Saumik. No sábado, a Musa recebe a indomável troupe de ciganos romenos que, das duas últimas vezes que passaram pelo nosso país (Avante e Med de Loulé) deixaram uma pálida imagem do seu real valor. A Só esperemos que o repertório da Taraf de Haidouks seja mais festivo do que os temas que fazem parte do seu último disco “Maskarada”. À tribo selvagem dos Cárpatos juntam-se no mesmo palco Lyricson, Quais Kitir, Tsunamiz, Superme Soul e A.M.O.R.
«Beats of the Heart of Orient», Museu do Oriente
O Museu do Oriente continua a sua missão de oferecer aos lisboetas as pouco divulgadas músicas que vão do Extremo Oriente, à Ásia Central e ao Médio Oriente a uma certa bacia do Mediterrâneo. Na próxima sexta-feira, dia 4, o auditório do Museu recebe o espectáculo «Beats of the Heart of Orient», um projecto que reúne 10 artistas provenientes de vários pontos do mundo: Keyvan Chemirani, Bijane Chemirani, Maryam Chemirani (voz), Edouard Prabhu, Stelios Petrakis, Kartik Raghunathan, Henri Tournier, Sharmila Sharma (dança kathak), Manuel Gutierrez (dança flamenca) e Swati Natekar (voz).