Discos

ALI HASSAN CUBAN: especialista nubiano em música de casamentos

ALI HASSAN KUBAN
Real Nubian
(Piranha)

ALI HASSAN KUBAN, considerado por muitos como o avô e o capitão da revolução da tradição núbia, sabia como chegar aos ouvidos dos europeus e norte-americanos. Apesar de ter sido vítima de um ataque cardíaco que o vitimou aos 72 anos de idade, KUBAN deixa um rico legado musical que tem sido explorado por gente mais nova: caso de MAHMOUD FADL e do seu grupo SALAMAT.
Influenciado pela música ocidental, ALI HASSAN KUBAN descobriu em Harlem os metais e uma nova abordagem de percussão. Com JAMES BROWN aprendeu a tornar os seus espectáculos mais escaldantes. “From Nubia To Cairo”, a grande obra prima de KUBAN datada de 1993, já revelava essa intenção, encontrando-se a rigidez dos ritmos pentatónicos africanos moldados por possantes linhas de baixo soul / funk.
Oito anos depois, KUBAN oferece-nos mais do mesmo, através de uma colecção de temas de casamento núbios. ALI HASSAN KUBAN que considerava a sua música parte núbia, parte global, intensificou em “Real Nubian” o uso de instrumentos eléctricos e de outras paragens, como é o caso do baixo, dos teclados, da gaita de foles e da harmónica. Sem ser um resultado deslumbrante, comparativamente à sua obra-prima já referida, “Real Nubian” vale pelos riscos que o autor corre e pela inclusão das vozes femininas de SALWA ABOU GREISHA (que já colaborou nos discos dos SALAMAT e MAHMOUD FADL) e SHAHIN ALLAN, que dão maior expressão sensual ao “afro-arab-funk” de casamento made in Cairo.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese

Send this to a friend